Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2904
Título: Etnofísica Paiter Suruí: dialogando sobre cosmologia
Autor(es): Almeida, Kassia Priscilla Gonçalves de Almeida
Palavras-chave: Etnofísica
Cosmologia
Educação Escolar Indígena
Histórias em Quadrinhos
Data do documento: 2019
Citação: Almeida, Kassia Priscilla Gonçalves de Almeida. AEtnofísica Paiter Suruí: dialogando sobre cosmologia . 246 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Ensino de Física)– Departamento de física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
Resumo: Desde o princípio os povos indígenas tentam explicar a origem do universo. Afinal, de onde viemos e como tudo surgiu? Com a evolução humana, as pesquisas e o conhecimento têm promovido grandes descobertas e diversas explicações para a criação. Desse modo, organizações sociais e culturais são marcadas por rituais e mitos que elaboram outros saberes, os quais ajudam a explicar tal processo em outra perspectiva. Estudos acadêmicos com os povos indígenas vêm demonstrando a importância desses conhecimentos tanto para as comunidades indígenas envolvidas quanto para os não indígenas. São saberes empíricos de grande importância na construção de conhecimentos sobre a identidade cultural de vários povos. Nesse sentido, a pesquisa sobre a cosmologia paiter suruí teve a intenção de contribuir com reflexões pedagógicas que venham colaborar na atualização de um currículo inovador de física para o ensino fundamental. Espera-se que a identificação dos saberes cosmológicos do povo Paiter Suruí contribua com novas teorias sobre os fenômenos físicos da natureza de modo a promover novos conhecimentos para o ensino de física no ensino fundamental na contemporaneidade. Neste rumo, identificamos previamente que o povo Paiter Suruí tem uma diversidade de saberes cosmológicos e astronômicos relacionados à origem do universo que são fundamentais para o ensino da física contemporânea. Esses saberes mostram como os indígenas observam a natureza e contam sua história, o estudo revela a influência dos conhecimentos empíricos na compreensão do mundo pela comunidade Suruí e assim poderá contribuir para a atualização do currículo do ensino de ciências no ensino fundamental indígena e não indígena. Com base nesses conhecimentos, é possível a compreensão dos saberes tradicionais e da importância que eles têm na sociedade contemporânea. Com as transformações ocorridas na atualidade, a educação tem proposto esse intercâmbio de conhecimentos, com a aproximação das culturas. Então, por que não aproximarmos a ciência? Esperamos que este trabalho contribua para o ensino de ciências no ensino fundamental, promovendo assim trocas de conhecimentos de diferentes culturas sobre conhecimentos cosmológicos e que essa aprendizagem seja divertida a partir das histórias em quadrinhos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), na linha de pesquisa 1 Física no Ensino Fundamental, Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2904
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KASSIA PRISCILLA GONÇALVES DE ALMEIDA.pdfKASSIA PRISCILLA GONÇALVES DE ALMEIDA15,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.