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dc.contributor.authorMelo Neta, Joana Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-02-17T20:43:13Z-
dc.date.available2020-02-17T20:43:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMelo Neta, Joana Ferreira de. Evasão Escolar na Educação com Jovens e Adultos: um Estudo Realizado em Duas Escolas Estaduais na Cidade de Ji-Paraná/RO. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2905-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Pedagogia Universidade Federal de Rondônia - Unir, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau em Licenciatura Plena em Pedagogia.pt_BR
dc.description.abstractA educação de jovens e adultos EJA, enquanto modalidade específica para atender este público, tem enfrentado alguns desafios quanto a permanência destes estudantes na escola. Pesquisas empíricas têm demonstrado que esta tem sido uma problemática em todos os níveis da educação de jovens e adultos – EJA nas escolas de todo o Brasil. Nesta perspectiva, o presente trabalho intitulado Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo realizado em duas escolas estaduais na cidade de Ji-Paraná-RO levanta reflexões acerca da temática. O objetivo é identificar se há e quais os motivos que levam os estudantes à evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa foi elaborada, tendo como metodologia um estudo de caso e pesquisa documental de abordagem qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram observações in lócus, um questionário semiestruturado que foi aplicado a 2 (dois) professores, 2 (dois) orientadores educacionais e 4(quarto) estudantes da EJA de 2 (duas)escolas públicas de Ji Paraná, sendo 2 (dois) estudantes de cada escola. Como base teórica usamos os seguintes autores: Fernandes (2015), Freire (1980,1994, 1996, 1999 e 2010), Gadotti (2009 e 2014), Gressler (2004) e Motta (2003) entre outros. Ao final, foi possível concluir que os dados gerados como resultado da pesquisa apontam as causas e consequências do abandono escolar na EJA, por sua vez está relacionada, em sua maioria, com as dificuldades de conciliar o trabalho e os estudos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-17T20:43:13Z No. of bitstreams: 1 JOANA FERREIRA DE MELO NETA.pdf: 769222 bytes, checksum: 22e48cd04b7a130953acd431c8b6222a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-17T20:43:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOANA FERREIRA DE MELO NETA.pdf: 769222 bytes, checksum: 22e48cd04b7a130953acd431c8b6222a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectEducação de Adultospt_BR
dc.subjectEvasão Escolarpt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.titleEvasão Escolar na Educação com Jovens e Adultos: um Estudo Realizado em Duas Escolas Estaduais na Cidade de Ji-Paraná/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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