Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2906
Título: A criança como agente multiplicador da educação ambiental: um estudo no ensino fundamental II em escolas de Guajará-Mirim/RO.
Autor(es): Mendes, Alizandra Amaro.
Palavras-chave: Percepções Ambientais
Educação Ambiental
Ensino Fundamental
Guajará–Mirim
Sustentabilidade
Data do documento: 2019
Citação: MENDES, Alizandra Amaro. A criança como agente multiplicador da educação ambiental: um estudo no ensino fundamental II em escolas de Guajará-Mirim/RO. 2019. 56 f. Monografia (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar na percepção dos professores pesquisados se o PPP no ensino fundamental II nas Escolas de Ensino Municipais, Candida Maria Moura de Paula, Saul Bennesby, Maria Liberty de Freitas e Toufia Tanous Bouchabki estava aplicando o ensino da educação ambiental nas salas de aula. A motivação está em perceber a criança como um agente multiplicador da educação ambiental, onde a mesma poderá transmitir conceitos sustentáveis aprendidos na escola para fora dos muros da sala de aula, transpondo assim as barreiras escola/comunidade. Para transformar a sociedade é possível plantando conhecimento desde o princípio das series fundamentais onde a criança está mais receptiva ao aprender. Um trabalho conjunto entre escola abrindo portas para capacitações de seus professores na área ambiental para que seja melhorada a qualidade da transmissão do saber, professores ensinando o conteúdo agregado as práticas ambientais de forma mais holística e de acordo com a realidade social de cada aluno e aluno empenhados em aprender pela melhoria e manutenção do município em que vive ambientalmente falando. Educação ambiental transforma mal hábitos em melhores qualidade de vida para sociedade. Pensando nisso, este trabalho foi inspirado para analisar como está sendo direcionado essa educação ambiental nas salas de aula nas series fundamentais em quatro escolas escolhidas para pesquisa deste trabalho em Guajará-Mirim. É preciso quebrar paradigmas e sair do comodismo do ensino tradicional, a educação ambiental veio para somar com a educação escolar, contribuir para padrões como, auxiliar na cooperatividade dos alunos entre si e com seu meio, ensina também princípios conformidade de direitos, liberdade e torna uma aula mais democrática com conteúdo ministrados através de vivencias teóricas ligadas a praticas conexas a realidade dos alunos. Todo esse trabalho serve para desenvolver no aluno uma consciência básica do que é sustentabilidade, e conceitos do que o ser humano deve entender para preservação do seu planeta. O método utilizado para elaboração deste trabalho trás modalidade qualitativa pois, traduz resultados das análises pesquisadas em conceitos de ideias acerca do tema deste projeto. Este trabalho também envolve metodologia descritiva de forma que no decorrer de todo o desenvolvimento desta pesquisa será descrita situações problemas de acordo com realidades vivenciadas pela comunidade, assim como também, serão descritos lugares e comportamentos que resultam em uma situação onde motivou o desenvolvimento deste artigo. A aplicação da pesquisa é explicativa e de fontes bibliográficas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais (DACSA), curso de Gestão Ambiental, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, da Universidade Federal de Rondônia, para obtenção do título de Bacharel em Gestão Ambiental. Prof. M.e Ademar Silva Scheidt Junior.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2906
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALIZANDRA AMARO MENDES TCC.pdfMENDES, Alizandra Amaro. A criança como agente multiplicador da educação ambiental um estudo no ensino fundamental II em escolas de Guajará-MirimRO. 2019. 56 f. Monografia (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019.403,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.