Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2909
Título: O atendimento educacional especializado (AEE) em sala de recursos multifuncionais: a visão do professor de sala comum/professor de AEE.
Autor(es): Oliveira, Rafaela Rei de Souza de
Palavras-chave: Atendimento especializado
Recurso multifuncional
Recursos didáticos
Data do documento: Dez-2019
Resumo: O presente trabalho consiste em compreender qual a visão do professor de sala comum e sala de AEE, sobre a importância do atendimento educacional especializado para o ensino aprendizagem dos alunos com necessidade educacionais especiais. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos como referencial teórico: Marcos Mazzotta (2005), Silveira Bueno (2004), Fávero e Mantoan (2007), Alves (2006), Silva (2006) os mesmos nos deram sustentabilidade aos argumentos apresentados no trabalho. Em resposta ao objetivo desta pesquisa foi realizada uma entrevista, através da abordagem qualitativa, utilizando como método de coletas de dados a aplicação de questionário semiestruturada, com o uso de autorização prévia dos envolvidos, através do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras de sala comum e duas de sala de AEE. O lócus da pesquisa foram duas instituições pública sendo uma localizada em bairro periférico e a outra localizada em bairro central. As análises dos dados da entrevista foram feitas a partir das respostas obtidas pelas professoras, que foram baseadas na Resolução nº04/ 2009, e nos autores: Alves (2006) Fávero (2007) entre outros documentos do MEC que nos ajudaram a dar argumentos em nossa analise. Percebe-se que a sala de recursos multifuncional é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois lá os alunos são atendidos em suas especificidades, a partir de materiais adaptados, estratégias de aprendizagem. O profissional para trabalhar nesta sala tem que ser graduado e com pós-graduação que o habilite para trabalhar com esse atendimento, pois precisa de conhecimentos além para atender a esta demanda. E ao analisarmos os dados da pesquisa concluímos que alguns dos professores sabem e reconhecem a importância do atendimento educacional especial para esse público. O intuito de trazer essa discussão para o meio acadêmico é mostrar que o atendimento educacional especializado é importante para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais em sala comum. E que a relação entre as professoras de sala comum e de sala de atendimento educacional especializado é de extrema importância para que o aluno com necessidade educacionais especiais se sinta acolhido assim como para garantir o acesso, a permanência e a qualidade no processo de ensino e aprendizagem desses alunos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2909
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc correta .pdf781,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.