Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2910
Título: Formação em pedagogia: perspectivas e possibilidades do campo de atuação
Autor(es): Silva, Keyciane Souza da
Palavras-chave: Campo de atuação
Concepções acadêmicas
Pedagogia
Data do documento: Nov-2019
Resumo: Com esta pesquisa cujo tema aborda sobre formação em pedagogia: perspectivas e possibilidades do campo de atuação notou-se que grande percentual dos acadêmicos ingressam na graduação apenas para adquirir um diploma, optam pela carreira por diversos motivos, mas na maioria das vezes não pelo desejo de desempenhar as atividades competentes para esse nível de habilitação. Diante deste contexto, nos questionamos qual a concepção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao campo de atuação do pedagogo? Foi a partir de tal questionamento que nos propomos a fazer uma pesquisa qualitativa descritiva utilizando como instrumento de pesquisa o questionário para compreendermos o que os alunos sabem sobre o assunto. O trabalho foi dividido em duas partes, a primeira bibliográfica para a construção de informações pertinentes a pesquisa com autores como: Aranha (2012), Barbosa (2010), Rechia (2006), Libâneo (2001), Arantes e Gebran (2014), Pimenta (2002), Ribeiro (2008), Matos e Mugiatti (2007), Calliman (2010), Neto (2012), e a segunda foi a pesquisa em si, em que coletamos os dados para a análise. Assim, nosso objetivo principal foi compreender qual a concepção dos acadêmicos calouros e veteranos do curso de Licenciatura de Pedagogia no Campus da Unir em Vilhena, quanto ao campo de atuação do pedagogo. Obtivemos assim, um comparativo de concepções entre a fase inicial e a fase final desse curso, proporcionando qual a compreensão que estes alunos têm sobre sua própria formação e a importância desse processo na construção e desconstrução de novas possibilidade e perspectivas quanto a sua formação. O resultado da pesquisa proporcionou compreender o entendimento que os acadêmicos possuem sobre a temática, é geral e pouco consistente quando questionados, ou seja, não apresentam argumentos com propriedade, nota-se um certo desconforto e insegurança ao debater sobre um assunto no qual não possuem conhecimento o suficiente confiança.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2910
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KEYCI - FINALIZADO CD.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.