Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2913
Título: Aquisição da escrita: o papel do professor frente a esse processo
Autor(es): Santana, Celia Pereira Da Silva
Palavras-chave: Prática pedagógica
Aprendizagem
Escrita
Data do documento: 2017
Citação: SANTANA, C. P. S. Aquisição da escrita: o papel do professor frente a esse processo. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para obtenção da Graduação em Pedagogia pela Federação Universidade Federal de Rondônia, sob a orientação da Prof.ª Esp. Helionice de Moura Silva.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar importância da escrita e como ocorre o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Rolim de Moura – RO, a fim de identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelo professor, bem como verificar a existência por parte da escola e/ou da Secretaria de Educação subsídios ou formação continuada ao professor para auxiliá-lo em seu fazer pedagógico. A escrita está presente nas mais diversas situações do dia a dia, com o uso da tecnologia ela se faz ainda mais presente, uma vez que os alunos fazem o uso, por exemplo, de rede sociais e nestas estão a todo tempo escrevendo, enviando mensagens. A escrita é sem dúvida extremamente importante para as relações humanas, a mesma está presente em praticamente tudo o que se realiza, assim sendo é preciso saber a maneira correta de fazê-la e é durante o processo de alfabetização que é preciso consolidar esse aprendizado. O trabalho docente para que seja significativo para os alunos necessita ter uma prática de ensino adequada a maneira de aprender dos alunos, durante o processo de aquisição de escrita. Vale ressaltar a importância do envolvimento e dedicação do professor, bem como a disponibilidade de recursos didáticos e formação de qualidade. Sobre os dados obtidos um dos que mais chama a atenção é o uso rotineiro do livro didático, embora seja um material necessário deve ser usado com cautela, e o professor necessita compreender que este não é o único recurso de ensino, considerando que cada aluno aprende da sua maneira, uns com mais e outros com menos facilidades, necessitando por sua vez de atividades diferenciadas e de professores adequadamente preparados Autores como Freire (2008), Nóvoa (1992), Marinelli (2012), Pimenta (2001) embasam este trabalho em questões ligadas a formação e função do educador frente ao ensino da língua escrita além de ressaltar a importância da sondagem para o avanço do conhecimento. Rosa (2006) por sua vez fundamenta questões ligadas a metodologia adotada para a aquisição dos dados da pesquisa e suas posteriores análises. A relação entre o que dizem os teóricos e o que se obteve durante a pesquisa visa ampliar os conhecimentos, logo a análise dos dados não é realizada com o intuito de julgar as ações do profissional observado, e sim a de reconhecer os pontos positivos e negativos destes para formação profissional quando em futuras ações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para obtenção da Graduação em Pedagogia pela Federação Universidade Federal de Rondônia, sob a orientação da Prof.ª Esp. Helionice de Moura Silva.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2913
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aquisição da escrita o papel do professor frente a esse.pdf535,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.