Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2922
Título: Os desafios de uma gestão escolar para combater o bullying no cotidiano dos alunos
Autor(es): 
Maurício, Jemima Q.N.P
Palavras-chave: Bullying
Gestão Escolar
Crianças
Escola
Data do documento: 2019
Citação: MAURÍCIO, Jemima Quéren Neves de Paula. Os desafios de uma gestão escolar para combater o bullying no cotidiano dos alunos. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Resumo: O presente trabalho aborda sob as orientações das teorias dos comportamentos que envolvem crianças e adolescentes que estimulam a prática do Bullying, buscando estratégias que envolvam toda a comunidade escolar no combate a esta desagradável realidade visando intervenções de todos os profissionais da educação, principalmente dos gestores, para minimizá-lo, na tentativa de excluir essa prática das escolas. O estudo tem um caráter inicial de pesquisa bibliográfica, como norteador para o entendimento do objeto de estudo, priorizando vivências explícitas em jornadas de trabalho efetivo com profissionais e alunos, dando origem a análise, observação de várias metodologias para a compreensão de atitudes e intervenções que justifiquem a atuação do gestor, suas funções e responsabilidades sociais. A pesquisa teórica foi realizada com a aplicação de questionários, em uma instituição de âmbito público municipal, com crianças de 9 e 10 anos. Foi permeada em considerações relacionadas a autores como Cléo Fante, Silva, e outros afins, além de projetos que consideram a possibilidade da reversão do quadro do Bullying para outro, constituído nas relações sociais interativas, compartilhadas e de respeito mútuo. O Bullying é um fenômeno resultante da intolerância no contexto social, e vem se instalando nos ambientes escolares por isso, é necessária a integralização da gestão escolar num olhar mais observante. Constatou-se que o trabalho coletivo entre gestão escolar traz importantes resultados as ações educacionais.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. M.a. Regina Ap. Costa
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2922
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf952,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.