Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Gomes, Cleonice dos Santos Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T19:15:49Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T19:15:49Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Cleonice dos Santos Ribeiro. As dificuldades do ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano em uma escola estadual do município de Ariquemes-RO. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2924 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.ª . Dra. Adailde M. S. Carvaho. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar as principais causas das dificuldades de aprendizagem em matemática no 1º Ciclo do Ensino Fundamental e também buscar a compreensão do processo de avaliação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva com coleta de dados do tipo observação em sala de aula, entrevistas com professores e orientador; aplicação de teste aos alunos. Todas as coletas de dados foram feitas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, na qual contou com a participação de duas (02) professoras, uma (01) coordenadora do ensino fundamental I e de 10 (dez) alunos do 5º ano do ensino fundamental l. Nas falas foram evidenciadas as principais dificuldades enfrentadas para o ensino da matemática, as principais foram: deficiência na capacidade de leitura e interpretação dos enunciados matemáticos. Na observação, verificou-se aulas não atrativas e com pouco feedback. O teste demonstrou dificuldade de interpretação na leitura dos enunciados. Pode-se supor que a baixa capacidade de leitura prejudicou o aprendizado da matemática dos participantes desta pesquisa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by MARIA RITA GUIMARÃES (mariarita.felicia@gmail.com) on 2020-03-05T18:16:56Z No. of bitstreams: 1 GOMES Cleonice S. R..pdf: 1191046 bytes, checksum: 5ab446379114efd3f32ed2a7dc65106e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-03-05T19:15:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GOMES Cleonice S. R..pdf: 1191046 bytes, checksum: 5ab446379114efd3f32ed2a7dc65106e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-05T19:15:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GOMES Cleonice S. R..pdf: 1191046 bytes, checksum: 5ab446379114efd3f32ed2a7dc65106e (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de ensino | pt_BR |
dc.subject | Falta de leitura | pt_BR |
dc.title | As dificuldades do ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano em uma escola estadual do município de Ariquemes-RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GOMES Cleonice S. R..pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.