Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2934
Título: Potencialidades dos fungos micorrizicos arbusculares como bioindicador de estabilidade de floresta nativa, cerrado e pastagem no município de Guajará-Mirim/RO.
Autor(es): Santos, Thais Ponhês dos.
Palavras-chave: Fungos Micorrizicos Arbusculares
Bioindicardor Ambiental
Diversidade de espécies
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, Thais Ponhês dos. Potencialidades dos fungos micorrizicos arbusculares como bioindicador de estabilidade de floresta nativa, cerrado e pastagem no município de Guajará-Mirim/RO. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar e estimar a diversidade de comunidades de fungos micorrízicos arbuculares (FMAs) em três ecossistemas localizados no município de Guajará-Mirim/RO. Foram coletadas 20 amostras simples de solo, aleatoriamente, de 0 a 20 cm, em ecossistemas de Mata Nativa, de Pastagem e de Cerrado nas estações seca (setembro de 2016) e chuvosa (janeiro de 2017). Os esporos foram extraídos das amostras de solo, contados e identificados taxonomicamente. Estimou-se a densidade de esporos e calcularam-se a frequência de ocorrência de cada espécie em cada ecossistema e época de amostragem. A maior densidade de esporos foi encontrada no ecossistema de Cerrado seguida do ecossistema de Pastagem independente das épocas, o ecossistema de Mata Nativa contou-se baixa densidade de esporos nas duas épocas. No período seco a maior diversidade de espécies segundo o índice de Shannon foi constatada no ecossistema de Cerrado e de Pastagem, e a mais baixa diversidade no ecossistema de Mata Nativa. A equitabilidade analisada pelo índice de Pielou se manteve estável nos ecossistemas de Cerrado e Pastagem, e baixa no ecossistema de Mata Nativa. O índice de dominância de Simpson constatou alta dominância de espécie. Na época chuvosa o índice de Shannon se manteve estável nos três ecossistemas. A equitabilidade de Pielou foi baixa no ecossistema de Pastagem. E o índice de dominância de Simpson se manteve padrão nos três ecossistemas. A espécie Glomus macrocarpum apresentou 100% de frequência de ocorrência em todas as áreas na época chuvosa. Foi constatado o total de 35 espécies nos três ecossistemas nas duas épocas. O maior número de espécies identificadas em todas os ecossistemas amostrados, neste trabalho, pertenceu aos gêneros Acaulospora com 11 espécies e Glomus com 8 espécies. A diversidade foi maior no período seco com um total de 32 espécies, e no período chuvoso com 31 espécies. As espécies foram distribuídas em 10 famílias e 12 gêneros.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2934
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Thais Ponhês dos..pdfSANTOS, Thais Ponhês dos. Potencialidades dos fungos micorrizicos arbusculares como bioindicador de estabilidade de floresta nativa, cerrado e pastagem no município de Guajará-Mirim/RO. 2017.1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.