Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2937
Título: Estado, sociedade e meio ambiente: o desempenho da saúde nos municípios de fronteira do arco norte e central.
Autor(es): Souza, Jonilso Simão.
Palavras-chave: Saúde
Fronteira
Índice
Desempenho
Data do documento: 2016
Citação: SOUZA, Jonilso Simão. Estado, sociedade e meio ambiente: o desempenho da saúde nos municípios de fronteira do arco norte e central. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2016.
Resumo: Está pesquisa procede do híbrido das ciências administrativa, ambiental e social, de modo a vislumbrar holisticamente as vivências da sociedade fronteiriça no campo das condições de saúde, tendo o estado o dever da promoção, proteção e recuperação da saúde. O motivo do desenvolvimento desta pesquisa é a atual situação político-institucional dos entes da federação ao proceder com a saúde da sociedade fronteiriça nos arcos norte e central, regiões caracterizadas pelo processo de integração/contato e separação/divisão de culturas, economias. Esta dispersa em três momentos, no primeiro executa-se o levantamento bibliográfico dos estudos conceitual e histórico, posteriormente o levantamento de dados em sites oficiais como DATASUS e IBGE, no escopo da analise estatística dos problemas enfrentados na fronteira, por fim, a formulação dos índices de desempenho da saúde. Todavia, o objetivo central é analisar o Índice de Desempenho da Condição de Saúde – IDCS no município de Guajará-Mirim/RO, comparando-o com os índices apresentados em outras regiões de fronteira no arco norte e central, visando analisar a eficiência, a eficácia e efetividade das políticas públicas de saúde do Governo Federal brasileiro. Ao fim, formulando hipóteses para auxiliar na elaboração de políticas públicas, planos de ação e/ou planos diretores pra gestão eficiente e eficaz da saúde. O IDCS demonstra que os municípios da fronteira do arco norte e central, necessitam de políticas públicas específicas de promoção, proteção e recuperação da saúde, pois apresentam baixos e intermediários desempenhos, não atendendo a demandas da sociedade fronteiriça.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2937
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Jonilso Simão..pdfSOUZA, Jonilso Simão. Estado, sociedade e meio ambiente: o desempenho da saúde nos municípios de fronteira do arco norte e central. 2016.6,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.