Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2939
Título: Análise da degradação socioambiental urbana do bairro 10 de abril, município de Guajará-Mirim, Rondônia.
Autor(es): Apontes, Gercinéia Cristiane Gusmão
Palavras-chave: Degradação socioambiental
Guajará-Mirim
Bairro 10 de abril
Planejamento Urbano
Data do documento: 2016
Citação: APONTES, Gercinéia Cristiane Gusmão. Análise da degradação socioambiental urbana do bairro 10 de abril, município de Guajará-Mirim, Rondônia. 2016. 62 f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2016.
Resumo: O processo de degradação socioambiental do espaço urbano, não decorre em função de um simples desequilíbrio nas relações da sociedade com os componentes ambientais. E sim, originalmente de um complexo de problemas sociais, econômicos e políticos, cuja questão central no desenvolvimento das cidades, está a explosão e expansão demográfica. Diante disso, este trabalho objetivou analisar os índices degradação socioambiental do bairro 10 de abril no município de Guajará-mirim, na percepção de seus moradores, visando discutir os desafios e as possibilidades da prática da gestão ambiental, segundo os instrumentos legais de ordenamento e de planejamento urbano. Para tanto, fez-se uso de questionário previamente elaborado, dividido em três parâmetros: i) a percepção da qualidade dos serviços públicos; ii) o acesso ao lazer; e iii) o planejamento urbano no bairro 10 de abril. Desse modo, utilizando da ferramenta estatística SPSS foi possível se construir os índices de percepção da degradação socioambiental para cada um dos três parâmetros pesquisadas e a partir deste calcular o Índice de degradação socioambiental do bairro 10 de abril na percepção de seus moradores. O resultado geral apontou IDSo de 0,619 para o bairro 10 de abril, considerado “forte” pela escala adotada por este trabalho.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2939
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APONTES, Gercinéia Cristiane Gusmão..pdfAPONTES, Gercinéia Cristiane Gusmão. Análise da degradação socioambiental urbana do bairro 10 de abril, município de Guajará-Mirim, Rondônia. 2016.1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.