Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2945
Título: Desafios e oportunidades dos catadores de materiais recicláveis na Amazônia: um olhar com base na ferramenta UCINET em Guajará-Mirim/Rondônia.
Autor(es): Silva, Tiago Murgia da.
Palavras-chave: Lixão
Catadores
Resíduos Sólidos
Materiais Recicláveis
Políticas Públicas
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Tiago Murgia da. Desafios e oportunidades dos catadores de materiais recicláveis na Amazônia: um olhar com base na ferramenta UCINET em Guajará-Mirim/Rondônia. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2017.
Resumo: Este trabalho procurou discutir o cenário vivenciado pelos catadores de materiais recicláveis no município de Guajará-Mirim, estado de Rondônia. O referido município vem sendo apontado como “cidade verde”, desde 2009, quando obteve o título pelo Instituto da Biosfera, em razão do mesmo possuir, aproximadamente, 92% de áreas preservadas em seu território, compreendendo unidades de conservação da natureza em níveis federal e estadual, além de terras indígenas. Diante do exposto, a presente pesquisa se estruturou no seguinte questionamento epistemológico: i) como está estruturada a atividade dos catadores de materiais recicláveis em Guajará-Mirim considerando a forte política ambiental em vigor na região? Com base nessa premissa principal, apontam-se outras secundárias, a saber: a) quais os desafios e oportunidades de desenvolvimento da atividade dos catadores de materiais recicláveis em questão?; b) Qual o nível de organização do setor no município?; c) Qual o nível de estrutura social, econômica e ambiental relacionada à atividade de reciclagem em Guajará- Mirim? Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotado como método de estudo a visão indutiva, com foco na observação e vivência do pesquisador em relação à área de estudo, o que permitiu analisar os pontos vinculados à presente pesquisa. Do ponto de vista metodológico foram aplicados questionários direcionados aos stakeholders (catadores de materiais recicláveis, pequenos comerciantes e o gestor do depósito de reciclagem), o que permitiu uma visão mais ampla do processo de reciclagem e do nível organizacional e tecnológico empregados nesse seguimento econômico. Para isso, fez-se uso da ferramenta UCINET Software e NetDraw, onde foi possível analisar os dados e as redes sociais em torno do setor de materiais recicláveis na “cidade verde” de Guajará-Mirim, Rondônia, Brasil. Com isso, permitindo concluir que essa atividade, na referida região de fronteira, encontra-se bastante fragilizada do ponto de vista técnico, tecnológico e organizacional, o que torna uma grande ameaça para o setor. Além disso, fatores como políticas públicas, consciência ambiental e cooperação parecem minar ainda mais essa importante atividade no município, o que aumenta o paradoxo local em relação à política nacional dos resíduos sólidos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2945
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Tiago Murgia da..pdfSILVA, Tiago Murgia da. Desafios e oportunidades dos catadores de materiais recicláveis na Amazônia: um olhar com base na ferramenta UCINET em Guajará-Mirim/Rondônia. 2017.3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.