Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2950
Título: Composição das espécies dos fungos micorrízicos arbusculares em cultivos de cafeeiros tradicional e convencional no município de Machadinho do Oeste/RO.
Autor(es): Amaral, Franklin dos Santos.
Palavras-chave: Café
Diversidade de Espécies
FMAs
Sistemas Agroflorestais
Data do documento: 2018
Citação: AMARAL, Franklin dos Santos. Composição das espécies dos fungos micorrízicos arbusculares em cultivos de cafeeiros tradicional e convencional no município de Machadinho do Oeste/RO. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos sistemas de cultivo do cafeeiro na esporulação dos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) em sistemas agroflorestais e convencionais, no município de Machadinho D´Oeste/RO. Foram feitas amostragens aleatórias de solo na profundidade de 0 a 20 cm, em 2015 e 2016. Os esporos dos FMAs foram extraídos, contados e identificados. Estimaram-se a densidade e a frequência de ocorrência de cada espécie, os índices de Shannon-Wiener e de dominância de Simpson para as comunidades de cada sistema de cultivo. O número médio dos esporos FMAs foi inferior a 2.600 em 100 mL de solo em ambas as épocas. Na época chuvosa de 2016 obtiveram-se os maiores números de espécies de FMAs, com a ocorrência de 12 espécies exclusivas contra três espécies exclusivas para a época de 2015. Os gêneros Acauslopora e Glomus foram os mais representativos, já as espécies G. macrocarpum e A. mellea foram identificadas em grande parte das amostras de solo de ambas as épocas. O número total de espécies variou de 12 a 22 nos sistemas de cultivo de café orgânico e de sistemas agroflorestais (SAFs). Para os índices de diversidade de Shannon e de Dominância de Simpson não houve diferenças significativas entre as amostragens de 2015 e 2016. Observou-se uma tendência em haver maior diversidade de espécies de FMAs em 2016, no qual se destaca o café orgânico. Na época chuvosa de 2015, o SAF de café com bandarra apresentou o maior valor no índice de diversidade de espécies. Concluiu-se que o SAF de café com bandarra e o ecossistemas de café orgânico favoreceram maior esporulação de FMAs do que os SAFs de café com ipê, café com seringueira, café com árvores diversas e SAF de café com cedro e ainda favoreceu a maior diversidade de espécies indicada pelo índice de Shanon-Wiener.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2950
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMARAL, Franklin dos Santos..pdfAMARAL, Franklin dos Santos. Composição das espécies dos fungos micorrízicos arbusculares em cultivos de cafeeiros tradicional e convencional no município de Machadinho do Oeste/RO. 2018.910,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.