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Título: Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores de Matemática: uma análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Instituições Públicas de Rondônia
Autor(es): Paula, Ingryd Luana Wonczak de
Palavras-chave: Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
Licenciatura em Matemática
Formação Docente
Atuação Profissional
Data do documento: 2019
Citação: PAULA, Ingryd Luana Wonczak de. Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores de Matemática: uma análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Instituições Públicas de Rondônia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019.
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar o que expressam os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) presenciais de Licenciatura em Matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas de Rondônia a respeito de como tem sido oportunizada a formação docente para atuar na EJA. Para a fundamentação teórica, recorreu-se a uma discussão sobre a formação inicial de professores a autores e documentos oficiais, e exemplo de: Leite (2016), Mizukami (2004; 2008), Albuquerque et al. (2005), Imbernón (2011) e Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores (2015). No que diz respeito especificamente a formação inicial de professores de Matemática para atuar na EJA se apoiou em autores como: Fonseca (2005), Medrado (2014) e Ribeiro (2014). Metodologicamente o estudo se caracteriza como sendo uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo documental. Para tanto, o material de análise se constitui de 4 PPCs dos cursos de Licenciatura em Matemática de IES Públicas de Rondônia disponibilizados nos sites das instituições, a saber: Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), nos campi de Porto Velho e Ji-Paraná; e Instituto Federal de Rondônia (IFRO), nos campi de Vilhena e Cacoal. Para a interpretação e análise dos dados se apropriou de técnicas e procedimentos da análise de conteúdo. Desse modo, foram organizados dois eixos temáticos, a saber: Panorama dos cursos de Licenciatura em Matemática das IES públicas de Rondônia e Formação do professor de Matemática para atuar na EJA: o que expressam os PPCs dos cursos. Dentre os resultados obtidos, construiu-se um panorama dos cursos com base em seus PPCs, evidenciando haver discussões sobre a EJA nas seguintes partes dos documentos: Perfil do egresso (UNIR/campus de Ji-Paraná), justificativa (UNIR/campusde Ji-Paraná; IFRO/campus de Cacoal), concepções do curso (UNIR/campus de Porto Velho), estágios curriculares supervisionados (UNIR/campus de Ji-Paraná), histórico da unidade de ensino (IFRO/campus de Vilhena) e estratégias de flexibilização curricular (IFRO/campi de Cacoal e Vilhena). Ao averiguar os componentes curriculares dos cursos, constatou-se que apenas os cursos do IFRO ofertam um componente que discute exclusivamente a respeito da EJA. Nos cursos ofertados pela UNIR, a EJA é citada nos conteúdos programáticos de componentes curriculares variados. Os assuntos abordados sobre EJA na estrutura curricular dos cursos foram: o que é a modalidade (UNIR/campus de Ji-Paraná; IFRO/campi de Cacoal e Vilhena); legislações (UNIR/campi de Ji-Paraná e Porto Velho; IFRO/campi de Cacoal e Vilhena); processo de ensino-aprendizagem da Matemática (UNIR/campus de Ji-Paraná; IFRO/campi de Cacoal e Vilhena); questões sociais (UNIR/campus de Ji-Paraná; IFRO/campi de Cacoal e Vilhena); inclusão (UNIR/campus de Ji-Paraná; IFRO/campi de Cacoal e Vilhena); práticas nas turmas de EJA (UNIR/campus de Ji-Paraná). Com base nos dados analisados, constatou-se que há pouca ênfase dada a EJA na formação do futuro do professor de Matemática. Sendo que, embora o curso da UNIR/campus de Ji-Paraná não possua um componente curricular exclusivo da EJA, apresenta mais elementos relacionados a referida modalidade. Espera-se que esse estudo forneça subsídios para o desenvolvimento de outras pesquisas, bem como propicie elementos para debates e reflexões a respeito da formação que tem sido oportunizada, no que tange a EJA, pelos cursos de Licenciatura de Matemática ofertados em IES públicas de Rondônia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística – DAME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji Paraná, para obtenção do grau de Licenciada em Matemática
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2954
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