Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2958
Título: Animações de eletrostática para a educação de jovens e adultos
Autor(es): Novaes, Vinicius Tavares
Palavras-chave: Animações pedagógicas
Teoria da Aprendizagem Significativa
David Ausubel (1918-2008)
Recurso Audiovisual
Data do documento: 2019
Citação: NOVARES, Vinicius Tavares. Animações de eletrostática para a educação de jovens e adultos. 156, f. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019.
Resumo: A importância de se desenvolver produtos educacionais para o Ensino de Física e um dos temas mais atuais da educação, com esse intuito optou-se pela aplicação de animações como produto pedagógico, a proposta foi inserida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olga Dellaia, da rede estadual de ensino público, essa estratégia pedagógica é voltada para o âmbito da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e pedagogia de Paulo Freire. Logo, são objetivos desta dissertação mostrar a realidade do ensino nos dias atuais, propondo uma modelagem no ensino de física ao fazer uso de animações como um recurso didático. A animação é um recurso audiovisual produzido para atingir objetivos específicos de aprendizagem, sendo muito usadas na educação à atual, com o objetivo de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo lecionado. Ao construir tais produtos educacionais, é necessário considera criticamente que a animação, apresente o conteúdo programado e organizado para que tenha ênfase na tarefa de transmitir, sendo que é verdade que uma boa animação pode comunicar melhor, já que, ela pode ser vista repetidamente, indo e voltando, sempre que quiser, ou seja, pode pausar, pular. Neste sentido, a elaboração desse produto educacional para determinadas turmas do 3 ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Olga Dellaia, se deu com uma metodologia de ensino que insere o aluno no mundo tecnológico adotando-se a aprendizagem por “observação” que, portanto, faz ligação com a aplicação do produto educacional das cinco animações sobre “O Alvorecer da Eletricidade”, “Do Modelo Atômico Grego ao de Rutherford”, “Introdução a eletrostática”, “Força Elétrica Lei de Coulomb” e “Campo Elétrico Completo”. Assim, no processo de aplicação do produto educacional, teve-se como objetivo exibir animações sobre os tópicos citados acima e logo após aplicar um questionário objetivo concernente ao conteúdo nelas presentes. Após o questionário objetivo foi anexado um formulário de opinião sobre a aplicação do produto educacional na qual pode ser observado diversas opiniões dos participantes.
Descrição: Dissertação de Mestrado, apresentado ao Polo 05 do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF, localizado no Campus da UNIR em Ji-Paraná – RO
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2958
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINÍCIUS TAVARES NOVAES.pdfVINÍCIUS TAVARES NOVAES10,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.