Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/303
Título: Apreciação dos custos ocultos na indústria de laticínios no município de Cacoal - Rondônia
Autor(es): Gama, Iandra Souza da
Palavras-chave: Custos ocultos
Laticínio
Produção
Data do documento: 1-Dez-2009
Citação: GAMA, Iandra Souza da. Apreciação dos custos ocultos na indústria de laticínios no município de Cacoal - Rondônia. 2009. 30 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: Mensurar custos, rastrear, eliminá-los a medida do possível sempre foram algumas medidas evidentes na busca da eficiência na produção. Neste contexto está inserido os custos ocultos, que são perdas difíceis de serem customizadas, por isso a importância de estudos sobre esses custos está exatamente em conhecê-los, conseguir mensurá-los e em verificar os métodos mais eficazes, averiguando a sua relevância para a empresa. Entre os custos ocultos mensurados nessa pesquisa estão os custos de set up, ociosidade, acidentes de trabalho, ausências no trabalho e manutenção e acondicionamento dos estoques. A customização desses custos embasou-se em questionário semi-aberto aplicado aos funcionários e em análise in loco de todo o processo produtivo. Os custos ocultos mensurados no período de análise, que é de novembro de 2008 a abril de 2009, totalizaram R$ 85.914,33, sendo este valor relevante se considerado a produção diária da empresa, que no período de aplicação da pesquisa, era em média, 900 peças de um único produto, queijo tipo mussarela.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Curso de Ciências Contábeis, para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof. Ma. Suzenir Aguiar da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/303
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gama, Iandra Souza da.pdf205,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador