Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3054
Título: | Nossas águas, nossos rios: uma proposta de Educação Ambiental em Recursos Hídricos para escola do município de Ji-Paraná-RO |
Autor(es): | Silva, Decauita Poliana Peixoto da |
Palavras-chave: | Gestão hídrica Educação socioambiental Política Ambiental |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SILVA, Decauita Poliana Peixoto da. Nossas águas, nossos rios: uma proposta de Educação Ambiental em Recursos Hídricos para escola do município de Ji-Paraná-RO. Orientador: Dr. Patrícia Soares de Maria de Medeiros. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020. |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) deve ser entendida como elemento estruturante da política ambiental, uma vez que abre um leque de perspectivas para a formação cidadã e ética dos indivíduos. Por conta disso, deve-se buscar a introdução da EA, principalmente em âmbito escolar, sendo este um dos espaços primordiais à formação intelectual dos indivíduos. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho foi conhecer a realidade da EA em escolas do município de Ji-Paraná-RO e produzir um material informativo sobre os recursos hídricos locais e regionais, voltado para educadores ambientais, para que estes possam utilizar as informações no engajamento da comunidade nas questões relacionadas aos recursos hídricos, fortalecendo a Agenda 2030 por meio da implantação dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) os quais estão vinculados diretamente a dissertação: ODS 4 Educação de qualidade; ODS 6 Água Potável e Saneamento; ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 Parcerias e Meios de implantação. A partir dessa proposta, foram produzidos três artigos, nos quais foram tratados os principais tópicos abrangidos pelo projeto. No primeiro artigo objetivou-se realizar uma pesquisa exploratória, almejando conhecer o cenário da Educação Ambiental nas escolas do município de Ji-Paraná-RO. Foram selecionadas 8 escolas estaduais para a aplicação de questionários, representando 20% do total de escolas estaduais no município. Conforme os resultados, 70% dos educadores participantes responderam que não são realizadas aulas de campo, ou atividades contínuas que abordem o tema de sustentabilidade ambiental na escola em que lecionam; 71,4% dos professores afirmam não conhecer a Lei 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e somente 35,7% se declaram preparados para desenvolver atividades de EA. Em geral, os resultados revelam que a Educação Ambiental ainda tem sido trabalhada de forma incipiente nas escolas estaduais do município. O segundo artigo teve como objetivo sintetizar os principais resultados de pesquisas científicas produzidas sobre as microbacias urbanas do município de Ji-Paraná-RO. Para tanto, foi feita uma busca bibliográfica por estudos científicos já publicados por meio digital, em periódicos, anais de eventos acadêmicos e capítulos de livros. Foram encontrados 28 estudos científicos, num período de 2011 a 2020. Destaca-se a importância da divulgação desses resultados para a comunidade municipal, uma vez que, de forma geral, tais estudos revelam um cenário de alterações profundas nas condições naturais dos recursos hídricos urbanos de Ji-Paraná. O terceiro artigo teve por objetivo descrever o desenvolvimento do produto do projeto, o E-book. Com o intuito de melhor instrumentalizar o educador em suas práticas de Educação Ambiental, foram utilizados, no desenvolvimento do E-book, dados sobre os recursos hídricos locais do município de Ji-Paraná-RO, coletados a partir de fontes oficiais, bem como de trabalhos científicos já desenvolvidos na região. O conteúdo abordado no E-book evidencia aspectos referentes à Educação Ambiental, à função desta na educação sobre os corpos d’água e resultados de estudos locais e demais informações científicas em nível regional. Visto isso, espera-se que o conteúdo do E-Book possa incentivar educadores ambientais, professores do ensino básico e demais interessados na temática, à sensibilização de educandos e da comunidade em geral. Espera-se ainda, que o material produzido (E-Book) possa ser replicado para outras localidades, dentro ou fora do estado de Rondônia, bem como sejam realizadas mais iniciativas de adaptação de conteúdo técnico/científico para a sociedade civil. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. |
URI: | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3054 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Decauita.pdf | Dissertação | 10,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto educacional.pdf | Produto educacional | 6,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de Dissertação Decauita.pdf | Ata de defesa da Dissertação | 124,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Certificado de aprovação Decauita.pdf | Certificado de aprovação da Dissertação | 153,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.