Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3079
Título: Escola e família: a relação e o desempenho escolar do educando em sala de aula em um escola de Ariquemes
Autor(es): 
Blan, Leonie Krebs
Palavras-chave: Educação - família
Desempenho escolar
Data do documento: 2020
Citação: BLAN, L. K. Escola e família: a relação e o desempenho escolar do educando em sala de aula em uma escola de Ariquemes. 2020. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação da família no desempenho escolar do aluno. Tendo como problemática da pesquisa identificar se a falta da participação da família como suporte do desenvolvimento do educando é o fator chave para o baixo desempenho dos estudantes? Para responder a esse questionamento é importante entender que a família e a escola são responsáveis pelo desenvolvimento do educando, são instituições sociais com funções distintas e complementares. Nesse contexto alguns autores subsidiaram o debate teórico do trabalho, como: AZEVEDO (2020), CASTRO (2010), DIAS (2019), LEITE (2015), LUDKE; ANDRÉ (2017), REIS (2013), SAVIANI (2013) e a legislação como o Estatuto da Criança e Adolescente - ECA Lei no 8.069/90 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB nº 9.394/96. A metodologia utilizada foi através de pesquisa qualitativa de caráter descritivo, bem como a pesquisa bibliográfica, documental. A pesquisa de campo contou com a observação de reunião de pais e mestres. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Durante a pesquisa constatou-se que as mudanças sociais trouxeram novas necessidades tanto para a escola, quanto para as famílias e alunos enfatizando as funções de cada uma na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, que são distintas e que ao mesmo tempo se completam. Concluiu-se que a família tem um papel importante nesse processo, tendo o dever de incentivar, reforçar os conteúdos escolares e zelar pelo bom desempenho. Para isso é importante que a escola priorize pela boa comunicação com a família, conscientizando e incentivando-os a participarem da vida escolar dos filhos. Os pais compreendem essa importância da participação mais ainda são poucos os que participam ativamente, quanto à escola precisa traçar estratégias para alcançar uma maior aproximação com a família e desenvolver métodos e estratégias para auxiliar mais esses alunos que apresentam baixo desempenho escolar estando mais bem preparada para auxiliar os alunos que não tem a contribuição dos pais.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a). Esp. Andrea Cristina Mattei.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3079
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LEONIE_.pdfArquivo principal799,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.