Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/308
Título: Recurso Ex Officio no direito penal
Autor(es): Ribeiro, Marcos Antonio Custódio
Palavras-chave: Direito penal
Natureza oficial
Revogação
Data do documento: 2007
Citação: RIBEIRO, Marcos Antonio Custódio. Recurso Ex Officio no direito penal. 2007. 62 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o instituto denominado recurso ex officio, também conhecido como remessa necessária, duplo grau de jurisdição obrigatório, ou recuso oficial. Em primeiro plano foi feito um breve apanhado histórico, tratando das origens do recurso obrigatório, assim como a sua evolução no jus positum nacional. Pesquisou-se também, sobre qual seria a natureza jurídica do recurso ex officio, pois desse pressuposto dependeu toda a construção do raciocínio que pautou esta pesquisa. Foram citadas as hipóteses de cabimento, previstas em nossa legislação, analisando cada uma delas. Fez-se uma incursão ao sistema penal no que diz respeito ao sistema acusatório e a correlação entre os pressupostos objetivos da ação e o recurso. Tratou-se também da velha questão da recepção das normas que prevêem o recurso ex officio, em face do que dispõe o artigo 129, inciso I, da constituição da República, de 1988. Neste trabalho, tratou-se também do princípio da celeridade processual em relação ao instituto examinado. Outro assunto não menos importante aqui abordado diz respeito a revogação das normas infraconstitucionais que determinam o impropriamente denominado recurso ex officio no direito penal. Digo penal, pois esse trabalho delimitou-se à esfera do direito penal. A metodologia usada consistiu em consultas às obras bibliográficas.
Descrição: Trabalho de conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador prof. Antonio Paulo dos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/308
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf460,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador