Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3082
Título: Políticas de formação continuada em Humaitá - AM: O PNAIC numa visão político-pedagógica
Autor(es): Trindade, Izoni de Souza
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais
Formação continuada de professores
Pedagogias hegemônicas
Data do documento: 2020
Citação: TRINDADE, I. S. Políticas de formação continuada em Humaitá - AM: O PNAIC numa visão político-pedagógica. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020.
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sua formulação, concepções e resultados, considerando a intensificação e precarização do trabalho docente, as concepções e práticas pedagógicas e as relações de poder no âmbito da formação dos/as professores/as do município de Humaitá-AM no contexto das reformas educacionais orientadas pelos organismos internacionais. O PNAIC centrou-se na formação de professores alfabetizadores das crianças de primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético. Esse método permite a interpretação da realidade social e econômica através da forma organizativa dos homens em sociedade, pelo conhecimento da história e sua relação com o passado, presente e futuro. A utilização desse método proporciona a compreensão do interesse da reforma educacional organizada pela burguesia e as propostas educacionais do proletariado, possibilitando entender as contradições presentes na realidade. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas em três escolas municipais de Humaitá-AM. Esses instrumentos contribuíram para nossa compreensão do fenômeno em sua essência, aplicando as categorias básicas do método. Os sujeitos da pesquisa foram professores/professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e por atuarem diretamente com os alunos do primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental em fase de alfabetização e a coordenadora local, por ter participado diretamente de todas as etapas da formação do PNAIC. O PNAIC manteve suas limitações por não levar em consideração uma epistemologia capaz de contribuir com a qualidade do trabalho docente. O que pudemos concluir, de acordo com a análise empreendida sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Humaitá, é que a implementação deste programa esteve articulada a uma concepção teórica hegemônica orientada pelo modelo econômico neoliberal e às pedagogias liberais pós-modernas, que, em lugar de possibilitar a apropriação de conhecimento, ocasionou apenas o treinamento dos professores para uma prática pedagógica alienada.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador(a): Profa. Dra. Marilsa Miranda de Souza.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3082
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_Izoni_de_Souza_Trindade_VERSAO_FINAL.pdfArquivo Principal8,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.