Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3084
Título: Política linguística: análise discursiva da legislação como instrumento político para o sujeito surdo
Autor(es): Prates, Magno Prado Gama
Palavras-chave: Lei
Libras
Política linguística
Sinalário
Sujeitos Surdos
Data do documento: 2020
Citação: PRATES,M. P. G. Política linguística: análise discursiva da legislação como instrumento político para o sujeito surdo. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tomará a Análise de Discurso (doravante, AD), desenvolvida a partir dos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, como dispositivo teóricometodológico para a compreensão dos efeitos de sentidos produzidos pela textualidade dos documentos das Leis direcionadas aos direitos dos surdos no Brasil. Buscamos com isso compreender a materialidade da política linguística que fundamenta estas Leis, através da análise discursiva dos recortes da Lei de Libras nº 10.436/2002, a Lei do estado do Amazonas referente a Libras, a Lei Municipal de Porto Velho nº2059/2013, Lei nº 4559/2018, do Estado do Amazonas. Articularemos em nossa análise a AD aos estudos realizados na área de História das Ideias Linguísticas (doravante, HIL), desenvolvidos a partir dos trabalhos de Sylvain Auroux, Eni Orlandi e equipe, os quais serão os pilares fundamentais para a abordagem das questões referentes às Leis de Libras. Propomos, finalmente, um Sinalário formulado com sinais específicos da Análise de Discurso, que em nossa pesquisa é considerado um instrumento linguístico sobre a Língua brasileira de sinais (Libras), quer dizer, ele é um conhecimento produzido sobre esta língua, que tem uma realidade histórica.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Prof. Dr. Élcio Aloisio Fragoso.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3084
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magno_dissertacao___Versao_Final_.pdfArquivo principal1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.