Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3110
Título: Alfabetização e letramento na educação do campo: um estudo de caso nas classes multisseriadas no Município de Nova Mamoré-RO
Autor(es): Oliveira, Ely Sandra Carvalho de
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Classes multisseriadas
Educação do/no campo
Prática pedagógica
Data do documento: 2020
Citação: OLIVEIRA,E. S. C. de. Alfabetização e letramento na educação do campo: um estudo de caso nas classes multisseriadas no Município de Nova Mamoré-RO . 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020.
Resumo: A pesquisa versa sobre um estudo com o tema Alfabetização e Letramento na Educação do Campo: um estudo de caso nas classes multisseriadas no Município de Nova Mamoré-RO. A realidade das escolas multisseriadas em nosso país tem sido marcada por grandes desafios e dificuldades que de certo modo refletem na prática pedagógica docente e, sobretudo, na alfabetização. Tomando como referência essa realidade e a relevância da alfabetização para a formação e desenvolvimento do ser humano o nosso problema pesquisa foi: Em que consiste as dificuldades da prática pedagógica encontradas pelos docentes das classes multisseriadas da educação no campo no que se refere à alfabetização e ao letramento? Tem como objetivo analisar as dificuldades da prática pedagógica encontradas pelos docentes das escolas multisseriadas da zona rural do município de Nova MamoréRO, em relação aos processos de alfabetização e de letramento. A abordagem metodológica utilizada tem característica qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos a mesma é descritivaexploratória. Quanto aos seus procedimentos trata-se de um estudo de caso, através de uma pesquisa de campo que utilizou como instrumentos para coleta de dados as seguintes técnicas: questionários, entrevista semiestruturada, observação não-participante, realizada no ano de 2019. Foram sujeitos da pesquisa 05 (cinco) professoras que atuam em escolas multisseriadas no campo do Município de Nova Mamoré-RO. Os dados foram analisados com base em “análise de conteúdo” (Bardin, 2011). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia-UNIR sob o parecer de nº 3.663.992 de 26 de outubro de 2019. A base teórica da pesquisa é composta pelas contribuições de Ferreiro & Teberosky (1999), Moraes (2012), Soares (2009), Mortatti (2004), Tfouni (20010), Caldart (2002), Arroyo (1999), entre outros, por suas relevantes contribuições ao tema estudado. As categorias descritas na presente pesquisa foram definidas a priori, sendo: Conceito de Letramento; Alfabetizar letrando: conceito e prática; Formação docente e o ensino multisseriado; Ensino multisseriado: dificuldades, desafios e desvantagens e; Condições de trabalho no ensino multisseriado. Os resultados da pesquisa mostram que as classes multisseriadas em Nova Mamoré encontram-se em condições precárias; os professores que atuam nessas turmas sentem-se sozinhos, enfrentam o acúmulo de funções, em turmas com diferentes séries e faixas etárias; relatam a falta de formação continuada, o que tem dificultado o trabalho desses profissionais para desenvolver uma prática de alfabetização e letramento que leve em consideração as especificidades e necessidades desses alunos, sendo necessário que o ensino como um todo seja ajustado à realidade do/no campo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador(a): Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3110
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ELY_SANDRA_CARVALHO_DE_OLIVEIRA.pdfArquivo Principal1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.