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dc.contributor.authorSilva, Jakeline Oliveira-
dc.date.accessioned2021-03-10T22:53:18Z-
dc.date.available2021-03-10T22:53:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Jakeline Oliveira. Atitudes dos alunos do 3º ano de escola pública em relação à Estatística, utilizando a Teoria da Resposta ao Item - TRI Orientador(a): Prof.ª Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3114-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Ji-Paraná como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou o aspecto de aprendizagem de estatística em alunos do Ensino Médio por meio do estudo das atitudes dos alunos do 3º ano de escola pública em relação à estatística, utilizando a Teoria da Resposta ao Item – TRI. Uma amostra de 355 alunos da cidade de Ji-Paraná, Estado de Rondônia, Brasil, respondeu a um questionário informativo e à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). A escala apresentou boa consistência interna nas duas análises, com Alfa de Cronbach de 0,939 e com parâmetro de discriminação dos itens (ai) variando de moderado a alto. As atitudes observadas no grupo foram predominantemente positivas. Pesquisas têm indicado que os indivíduos demonstram baixa motivação e têm certas dificuldades de aprendizado de conceitos estatísticos. Estudos já realizados afirmam que indivíduos com atitudes positivas sobre determinado tema apresentam maior probabilidade de sucesso no aprendizado da mesma. Dessa forma, as respostas dadas pelos alunos do 3º ano foram analisadas por meio da Teoria da Resposta ao Item. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) e o parâmetro de discriminação (ai) mostraram que quando o item apresentou uma reação definitivamente positiva em relação à estatística, os alunos não souberam citar aplicações de seu uso em situações do cotidiano. Estes resultados indicam que é necessário adotar estratégias em sala de aula para que os alunos reconheçam a utilidade da estatística na sociedade em que estão inseridos e utilizem-na da melhor forma possível. Por fim, destaca-se também a importância do educador investigar as atitudes dos alunos em relação à estatística e, a partir dela, elaborar propostas de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-03-10T22:53:18Z No. of bitstreams: 1 Jakeline Oliveira Silva TCC.pdf: 1891219 bytes, checksum: a9a9b375f627dc78060123703cd090e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-10T22:53:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jakeline Oliveira Silva TCC.pdf: 1891219 bytes, checksum: a9a9b375f627dc78060123703cd090e8 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectAprendizagem em estatísticapt_BR
dc.subjectTeoria da resposta ao itempt_BR
dc.subjectEscala de atitudes em relação à estatísticapt_BR
dc.titleAtitudes dos alunos do 3º ano de escola pública em relação à Estatística, utilizando a Teoria da Resposta ao Item - TRIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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