Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3122
Título: A história da instituição escolar Ricardo Cantanhede no município de Ariquemes/Ro
Autor(es): Ribeiro, Gesilaine da Silva
Palavras-chave: História da Educação
Instituição Escolar
Data do documento: 2020
Citação: RIBEIRO, G. S. A história da instituição escolar Ricardo Cantanhede no município de Ariquemes/Ro. 2020. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: A presente pesquisa, tem por principal finalidade estudar a história da instituição escolar Ricardo Cantanhede em Ariquemes/RO. Tendo por objetivos compreender a implantação da escola no município e sua contribuição para formação da sociedade local e identificar as mudanças físicas e organizacional da instituição escolar ao longo de sua trajetória Para embasamento teórico foram utilizados autores como Aranha (2006), Saviani (2004), Lombardi (2004), Nosella e Buffa (2009), Lima (1993), Toledo e Andrade (2016), entre outros. Também foram utilizados artigos, dissertações, teses e revistas. As ferramentas metodológicas utilizadas para a investigação foram: pesquisa de cunho bibliográfico, documental e história oral e a pesquisa de campo ocorreu na citada instituição pública estadual no município de Ariquemes. Também foi realizada uma busca em sites públicos do município e, por fim, uma entrevista informal com uma profissional que trabalhou na instituição investigada. Durante as análises das informações, foi possível concluir que durante sua trajetória, a instituição passou por diversas mudanças em seus aspectos físico e organizacional e que havia uma grande participação com a comunidade. A instituição foi criada em 1948 na antiga vila dos papagaios, para atender os filhos dos seringueiros. No período de 1976/77 a Vila Nova de Ariquemes estava crescendo muito rápido sendo assim necessário a construção deum espaço maios para atender a demanda de alunos. Nessa época a escola Ricardo Cantanhede possuía o ensino intermediário que atendia alunos de 1º e 8º série e também o Magistério e cursos em Agropecuária. Com o desenvolvimento da cidade de Ariquemes houve a necessidade de criar um espaço escolar maior então em 1982 foi dado início a construção do novo prédio da escola no setor 03 onde se encontra até os dias atuais. E no ano seguinte foi dado início as suas atividades escolares. Ao analisar os dados podemos perceber que a instituição foi muito importante para a comunidade e para o desenvolvimento da região ariquemense.
Descrição: Monografia apresentada como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia – Habilitação para anos iniciais do Ensino Fundamental e gestão escolar da Universidade Federal de Rondônia, orientada pela Prof.ª Ma. Maria Auxiliadora Máximo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3122
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Gesilaine_2020_final.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.