Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3123
Título: As possibilidades de alfabetização infantil contidas na musicalização
Autor(es): Silva, Letícia Almeida da
Palavras-chave: Alfabetização
Música
Teoria Histórico-Cultural
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, L. A. As possibilidades de alfabetização infantil contidas na musicalização. 2020. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar as possibilidades de alfabetização infantil contidas na musicalização. Nossos questionamentos enquanto problema de pesquisa foram: Como a música pode ser um instrumento aliado ao processo de alfabetização infantil? O que desencadeou outro questionamento: Como a música pode ser trabalhada nessa perspectiva? A musicalização aplicada à alfabetização infantil oferece forte influência no processo de formação humana. Como instrumento da aprendizagem possibilita inúmeros valores e proporciona um desenvolvimento prazeroso para as crianças, pois tem presença cotidiana, tanto no processo de escolarização, como nas experiências do dia a dia do ser humano. Assim, as possibilidades de alfabetização que a música proporciona, de fato, ocorrem de forma espontânea no decorrer do processo de aprendizagem das crianças. Durante o período escolar a música é um forte aliado à alfabetização, podendo ser trabalhada de diversas formas: como brincadeiras monitoradas pela música, interpretação da letra, jogos musicais, etc. Através da música é possível compreender e modificar as formas trabalhadas na alfabetização, sendo a aprendizagem reestruturada conforme a necessidade da turma, respeitando o processo de desenvolvimento de cada um, pois cada criança tem seu tempo de desenvolvimento, o professor deve estar atento a cada necessidade das crianças, uma vez, como mediador, nessa fase de desenvolvimento, deve compreender e estar preparado para trabalhar as particularidades de cada um. O procedimento metodológico da pesquisa concilia estudo sobre o desenvolvimento e alfabetização de crianças numa perspectiva histórico-cultural, o que ocorreu a partir de pesquisa bibliográfica em autores como: Brito (2003); Craidy e Kaercher (2001); Gontijo (2007); Martins; Marsiglia (2015); Rego (1995); Vigotsky (2007) e outros, e uma pesquisa documental com base em estudos em artigos acadêmicos já publicados em revistas qualificadas. Os resultados alcançados possibilitam concluir que a musicalização no processo de alfabetização infantil é de suma importância, pois, como instrumento da aprendizagem estimula a criança em seu desenvolvimento tanto educacional, intelectual e motor. Agindo tanto de forma intencional na vida da criança, na escola, ou ainda, de forma espontânea no convívio cotidiano, da vida em comunidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob orientação da Prof. Me. Márcia Ângela Patrícia Curso: Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3123
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LETICIA_VERSAO_FINAL.pdf609,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.