Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3180
Título: “Ceci n'est pas une Île”: paisagens arqueológicas da ilha de Santo, RO
Autor(es): Cabral, Laura Nisinga
Palavras-chave: Arqueologia da paisagem
Cultura Material
Rio Madeira
Data do documento: 2018
Citação: CABRAL, L. N. “Ceci n'est pas une Île”: paisagens arqueológicas da ilha de Santo, RO. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: Este trabalho propõe analisar as dinâmicas de ocupação espacial na Ilha de Santo Antônio através do material arqueológico. Foram utilizadas as análises dos materiais líticos, análises químicas da Terra Preta Arqueológica e do material obtido na delimitação espacial do sítio arqueológico, através dos três setores observados na Ilha: Setor I, na parte mais alta da Ilha, possuindo a datação mais antiga, com quantidade de material lítico que sobrepuja ao material cerâmico e sem ter a presença da Terra Preta Arqueológica; Setor II, área de terra preta arqueológica mais espessa, em proximidade ao rio; e Setor III, área onde foram escavadas as urnas funerárias. Concluindo assim que a relação dos setores II e III indica que há áreas de atividades especificas, habitacional e funerária respectivamente. E no setor I a atividade principal envolvia o lascamento. Ao final podemos vislumbrar um panorama das ocupações da ilha e sua interligação com os demais sítios arqueológicos próximos que hoje estão na área de impacto direto da UHE Santo Antônio demonstrando a diversidade no registro arqueológico nestes 7.000 anos de etnohistória.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Eliomar Pereira da Silva Filho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3180
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Nisinga_Laura_Cabral.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.