Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3279
Título: Letramento social: leitura e escrita em contextos escolares mediadas pela fotografia e interação em espaços urbanos de Porto Velho-RO
Autor(es): Rosa, Mendes
Palavras-chave: Dialogismo
Letramento
Interação
Data do documento: 2018
Citação: MENDES, Rosa. Letramento social: leitura e escrita em contextos escolares mediadas pela fotografia e interação em espaços urbanos de Porto Velho-RO. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa “Estudos de diversidade cultural” e relaciona-se às Práticas e Eventos de Letramentos, apoiada nos estudos sobre Letramentos Sociais de Brian Street e sua interlocução com os estudos do dialogismo bakhtiniano. A investigação consiste em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo por objetivo descrever a prática de letramento em contexto escolar. O corpus da pesquisa foi constituído a partir de textos escritos por jovens participantes do projeto de Correção de Fluxo Escolar inseridos no projeto A linguagem dos trilhos nas trilhas da linguagem, de uma escola pública na cidade de Porto Velho-RO. Foram selecionados sete textos escritos e 14 fotografias (elaboradas pelos estudantes e/ou de domínio público). Como aporte teórico para a análise, foram adotados os estudos de Street (2014), Bakhtin (2016, 2015, 2011, 2005, 2003) e Bakhtin/Volochinov (1997) - nos quais se centram as discussões teóricas sobre letramento e dialogismo, dialogando com as teorias de De Certeau (1994) no entendimento dos espaços de interação urbana - e com as reflexões de Barthes (2012), na interpretação dos signos fotográficos. A análise dos textos considerou como se opera o dialogismo entre textos orais e escritos, espaços urbanos de interação e fotografias, na heterogeneidade das vozes presentes (e suas posições históricosociais) em textos escritos por estes estudantes. Além disso, buscou-se também responder se a condição de textualidade está relacionada com eventos de letramento situado. A partir do estudo realizado, constatou-se que os textos escritos em eventos de letramento em situações de interação com o espaço, com outros textos e mediados pela fotografia, revelam produção de sentido significativa dos espaços e sujeitos de interação e apresentam aumento gradativo de textualidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Prof.ª Dra. Lusinilda Carla Pinto Martins.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3279
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA MENDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.pdf4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.