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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Ana Karoline de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T05:02:55Z | - |
dc.date.available | 2021-07-06T05:02:55Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, Ana Karoline de Souza. A representatividade de mulheres negras e indígenas nos livros didáticos de história e geografia de 7º de 9º ano de 2017 a 2023: Entre avanços e retrocessos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3295 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais (DACHS), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Isaura Isabel Conte | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como foco a identificação e a análise de imagens de mulheres indígenas e negras em livros didáticos de História e Geografia, destinados ao sétimo e ao nono ano do Ensino Fundamental, utilizados nos anos de 2017 a 2019 e os do 9º ano do Ensino Fundamental que foram destinados às escolas públicas para o período de 2020 a 2023. A pesquisa é de cunho qualitativo, descritiva, usando como técnica a análise bibliográfica, tendo como fonte, seis materiais de estudo. O objetivo Geral do trabalho foi delineado em: analisar a representação social de mulheres negras e indígenas a partir de imagens e descrições nos livros de Geografia e História, destinados ao público do 7º e 9º ano (2017 e 2019) e nos livros de História e Geografia do 9º ano, (2020-2023). A pesquisa se justifica pelo fato de buscar compreender avanços ou não a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e, na medida do possível refletir sobre a atualidade, compreendida como um momento de retrocesso governamental nas temáticas de gênero e raça/etnia, devido ao posicionamento do atual Governo Federal. Destacamos como relevante alguns aspectos, a saber: por mais que temos leis que tratam da inserção das temáticas negras e indígenas nos livros didáticos, como forma de superação de preconceitos e negação históricas desses povos na constituição do Brasil, é preciso e, muito mais nesse momento, ficar vigilante para que se garanta o descrito na lei, caso contrário, é letra morta; os dados apontam que nos livros do último período (2020-2023) o número de imagens de mulheres negras e indígenas diminuíram, considerando o período anterior, sendo as indígenas quase invisíveis. Por outro lado, a representação masculina foi ampliada consideravelmente e sobre isso fica a pergunta: a equipe técnica do governo que avalia os livros didáticos não têm atentado às Leis? Há negras e indígenas nessas equipes? Além disso, o que podemos constatar nas análises é que nas imagens dos livros didáticos de História e Geografia, no último período, isto é 2020-2023, houve um considerável aumento de imagens subalternas/posição de desprestígio e de sexualização das indígenas e negras, além da diminuição do número de imagens que as protagonizam, ao mesmo tempo em que houve aumento das imagens de homens. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-07-06T05:02:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_Ana_Karoline_de_Souza_Vieira.pdf: 1212049 bytes, checksum: 02796c65e02971d652a636dd763914c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-06T05:02:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Ana_Karoline_de_Souza_Vieira.pdf: 1212049 bytes, checksum: 02796c65e02971d652a636dd763914c1 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras e indígenas | pt_BR |
dc.subject | Representatividade. | pt_BR |
dc.title | A representatividade de mulheres negras e indígenas nos livros didáticos de história e geografia de 7º de 9º ano de 2017 a 2023: Entre avanços e retrocessos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Ana_Karoline_de_Souza_Vieira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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