Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/331
Título: Considerações acerca dos juizados especiais cíveis: jus postulandi e efetividade de acesso à justiça
Autor(es): Freitas, Fabio Aly de
Palavras-chave: Juizados especiais
Lei 9.099/95
Jus Postulandi
Data do documento: 2008
Citação: FREITAS, Fabio Aly de. Considerações acerca dos juizados especiais cíveis: jus postulandi e efetividade de acesso à justiça. 2008. 59 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: O presente trabalho monográfico destina-se ao estudo do instituto do Jus Postulandi e da Efetividade do Acesso à Justiça em sede dos Juizados Especiais Cíveis. O primeiro capítulo estuda o Jus Postulandi propriamente dito, em todos seus aspectos, e a forma como é exercido nos Juizados Especiais Cíveis. O segundo, por sua vez, trata de uma abordagem sintética acerca dos Juizados Especiais Cíveis no Brasil, minuciando sua história, competência e procedimento. Por fim estuda-se a efetividade de acesso a justiça, abordando suas relações com o procedimento sumariíssimo, com a efetividade de acesso ao judiciário, com a indispensabilidade do advogado e com a inexistência de amparo estatal. Neste prisma, mediante extensa pesquisa bibliográfica, chega-se a conclusão que o Jus Postulandi nos Juizados Especiais Cíveis é, de fato, um grande instrumento a disposição da sociedade para democratizar o acesso à justiça.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Federal de Rondônia – UNIR, campus de Cacoal, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Direito. Orientadora Prof. Ma. Maria Priscila Soares Berro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/331
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FÁBIO ALY DE FREITAS.pdf472,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador