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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Souza, Andreia Schneider Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T18:44:28Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T18:44:28Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, A. S. V. Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia. 2014, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp. Márcia Patrícia Ângela | pt_BR |
dc.description.abstract | O contexto histórico da educação do campo demonstra o descaso com que os povos do campo foram tratados de um modo geral e especificamente quanto as questões educacionais. Desta forma, o termo educação do campo nasceu das diversas lutas por políticas públicas. Teve como participação ativa o movimento dos trabalhadores sem-terra, na garantia de seus direitos usurpados ao longo dos tempos, no entanto, a educação ofertada para essa população continua sendo um modelo urbano transplantado para o campo. Assim, esta monografia tem por objetivo analisar a adaptação curricular da educação do campo. Para tal intento, realizou-se em primeiro uma pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em autores renomados como Caldart (2012), Fernandes (2002), Saviani (2005) e Sacristán (2008) dentre outros. Assim como, na Legislação, sendo LDB 9.394/96, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo que estabelece a Resolução CNE/CEB 1/2002 e a Resolução Nº 2, 2008. Ressaltando também o caderno de subsídios que propõe referências para uma política nacional de educação do campo. No segundo momento realizou-se a pesquisa de campo em uma escola municipal pertencente ao município de Ariquemes/Rondônia. Os sujeitos da pesquisa foram dois técnicos da SEMED, que acompanham as escolas do campo, três professoras pedagogas atuante em sala de aula, coordenadora pedagógica e cinco alunos do 5° ano. O instrumento de coleta de dados se deu por meio de entrevistas guiada por questionários semiestruturados. Com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como está acontecendo a adaptação curricular para a educação do campo? Após análise da pesquisa constatou-se que o currículo que está sendo implantado na educação do campo, é um currículo urbano, e ainda com professores sem formação específica para trabalhar com essa realidade. | pt_BR |
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dc.subject | Homem do campo - Educação | pt_BR |
dc.subject | Grade curricular – Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SOUZA, Andreia Schneider Vieira de.pdf | Leitura de dados | 863,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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