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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSouza, Andreia Schneider Vieira de-
dc.date.accessioned2014-10-16T18:44:28Z-
dc.date.available2014-10-16T18:44:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSOUZA, A. S. V. Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia. 2014, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp. Márcia Patrícia Ângelapt_BR
dc.description.abstractO contexto histórico da educação do campo demonstra o descaso com que os povos do campo foram tratados de um modo geral e especificamente quanto as questões educacionais. Desta forma, o termo educação do campo nasceu das diversas lutas por políticas públicas. Teve como participação ativa o movimento dos trabalhadores sem-terra, na garantia de seus direitos usurpados ao longo dos tempos, no entanto, a educação ofertada para essa população continua sendo um modelo urbano transplantado para o campo. Assim, esta monografia tem por objetivo analisar a adaptação curricular da educação do campo. Para tal intento, realizou-se em primeiro uma pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em autores renomados como Caldart (2012), Fernandes (2002), Saviani (2005) e Sacristán (2008) dentre outros. Assim como, na Legislação, sendo LDB 9.394/96, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo que estabelece a Resolução CNE/CEB 1/2002 e a Resolução Nº 2, 2008. Ressaltando também o caderno de subsídios que propõe referências para uma política nacional de educação do campo. No segundo momento realizou-se a pesquisa de campo em uma escola municipal pertencente ao município de Ariquemes/Rondônia. Os sujeitos da pesquisa foram dois técnicos da SEMED, que acompanham as escolas do campo, três professoras pedagogas atuante em sala de aula, coordenadora pedagógica e cinco alunos do 5° ano. O instrumento de coleta de dados se deu por meio de entrevistas guiada por questionários semiestruturados. Com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como está acontecendo a adaptação curricular para a educação do campo? Após análise da pesquisa constatou-se que o currículo que está sendo implantado na educação do campo, é um currículo urbano, e ainda com professores sem formação específica para trabalhar com essa realidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-04T01:51:35Z No. of bitstreams: 1 SOUZA, Andreia Schneider Vieira de.pdf: 884219 bytes, checksum: 6ec34eada8000ec81f33f221259147e3 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-16T18:44:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA, Andreia Schneider Vieira de.pdf: 884219 bytes, checksum: 6ec34eada8000ec81f33f221259147e3 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.subjectHomem do campo - Educaçãopt_BR
dc.subjectGrade curricular – Educação do campopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAnálise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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