Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3365
Título: Grau de hiperativação espermática e cio na prenhez de vacas de corte inseminadas em tempo fixo
Autor(es): Silva, George Moreira da
Palavras-chave: Detecção de cio
Cinética espermática
Ovulação
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, George Moreira da. Grau de hiperativação espermática e cio na prenhez de vacas de corte inseminadas em tempo fixo. 2021. 45 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: Para a elaboração da dissertação de mestrado foram realizados dois experimentos que estão descritos em forma de artigo científico. 1) Experimento: o objetivo foi determinar o momento da ovulação dos animais que expressaram cio ou não até o momento da IATF. A hipótese testada foi que vacas que expressam cio até 48h após a remoção do implante de P4 ovulam mais cedo. Neste estudo, 24 vacas primíparas da raça Nelore foram submetidas a um protocolo IATF (2 mg BE + CIDR no D0 / 150 μg d-Cloprostenol + 300 UI eCG + 1 mg ECP + Estrotectâ – CIDR no D8 / IATF 48h). Os animais foram categorizados em dois grupos de acordo com a expressão de cio (Cio e SCio) em até 48 horas após a remoção da P4. Foram realizadas avaliações ultrassonográficas para detectar o momento da ovulação e diagnóstico de gestação (DG) 35 dias após a IATF. Posteriormente, 12 vacas que foram diagnosticadas como não prenhes foram ressincronizadas, totalizando 36 IAs (Cio: 19; SCio: 17). Os resultados do experimento 1 demostraram que os animais do grupo Cio ovularam mais cedo (P<0,02) em relação ao SCio (73,3±13,1 vs. 95,5±37,5h). 2) Experimento: O objetivo foi avaliar o efeito do sêmen hiperativo na fertilidade de vacas de corte que expressam cio ou não até o momento da IATF. A hipótese testada foi que o grau de hiperativação espermática afeta a fertilidade de vacas que apresentaram cio ou não até o momento da IATF. Neste experimento, 473 vacas multíparas da raça Nelore foram submetidas ao mesmo protocolo descrito no Experimento 1. Todos os animais foram pintados com bastão marcador na região lombo-sacral para identificação do cio. Na IA utilizou-se 2 partidas de sêmen de 3 touros diferentes, previamente analisado pelo CASA, e as seguintes variáveis foram avaliadas para determinar o grau de hiperativação (adaptado de Pfeifer et al. 2019): velocidade curvilínea (VCL), amplitude de deslocamento lateral da cabeça (ALH) e linearidade (LIN). Foram consideradas hiperativo (H+; LIN < 51,3%, ALH > 7,5 μm and VCL > 164 μm/s), e não hiperativado (H-; LIN > 54,8%, ALH < 6,1 μm and VCL < 139 μm/s). No momento da IA, as vacas foram distribuídas em quatro grupos de acordo com a expressão de cio (Cio e SCio) e o grau de hiperatividade espermática (H- e H+): CioH+, CioH-, SCioH+ e SCioH-. O DG foi realizado 30 dias após a IATF por ultrassonografia. Não houve efeito (P=0,10) do grau de hiperativação espermática na taxa de P/IA. Entretanto, os grupos CioH+ (60,3%, 88/146) e CioH- (66,9%, 99/148) tiveram maior taxa de P/IA (P < 0,02) em relação aos grupos SCioH+ (49,1%, 55/112) e SCioH- (47,8%, 33/69). Os resultados deste estudo demostraram que vacas que expressam cio em até 48h após a remoção da P4 ovulam mais cedo e tem maior chance de concepção na IATF. Entretanto, o grau de hiperativação espermática não afetou a fertilidade de vacas de corte que expressaram cio ou não no momento da IATF.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3365
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
George_Moreira_Dissertacao_2018_2021.pdf871,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.