Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Daiane Duarte de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T15:04:10Z | - |
dc.date.available | 2021-09-01T15:04:10Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Daiane Duarte de. A Bela e a Fera, Spider Man, Os Três Porquinhos e a Mulher Maravilha: as histórias que as crianças contam e o papel da escola. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3382 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais como requisito avaliativo de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Professora Dra. Naiara dos Santos Nienow. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo identificar o modo como as crianças retratam as histórias que elas escutam na escola e nos outros espaços. Além disso, também buscamos os personagens que possuem forte representação para elas. A fundamentação teórica é pautada em Fanny Abramovich (1997), Coelho e Machado (2015), Ferreira e Pretto (2012), Barros (2013), Scantamburlo (2012), Benjamin (2002), Bordenave (1983), Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007) e Alburquerque (2013). As argumentações apresentadas neste estudo partiram do campo teórico da pedagogia e da psicologia do desenvolvimento humano, teve atenção na prática de ouvir as crianças, e por outro lado, apresentou uma oportunidade para as crianças recontarem suas histórias favoritas, se caso tivessem interesse. Os sujeitos que colaboraram para a realização da pesquisa foram quatorze crianças que moram na cidade de Ji-Paraná, alguns estudam na mesma escola e outros não, no entanto, todos estudam na rede municipal de ensino. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e a metodologia escolhida para a realização da pesquisa de campo foi o estudo exploratório (GIL, 2002). O instrumento metodológico escolhido para a construção das informações foi a entrevista semiestruturada, segundo Gressler (2003). A pesquisa de campo foi realizada com crianças nas suas respectivas casas, com a presença do responsável. As crianças que aceitaram colaborar com a pesquisa assinaram o termo de assentimento e os pais das crianças assinaram o termo de consentimento. A análise das informações apresentadas pelas crianças foi realizada segundo a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR & OZELLA, 2006). Como resultado, foi possível identificar três núcleos de significação. Núcleo 1 - O tempo em casa e o tempo na escola; Núcleo 2 - A contação de histórias na escola segundo as crianças; Núcleo 3 - A construção mítica do herói. Tal informação mostrou que a escola tem apresentado os contos clássicos da literatura infantil e/ou alguns contos contemporâneos. Porém, a identificação do herói, masculino ou feminino, é fortemente associado a produção Marvel. Por fim, o estudo identificou que é necessário a escola olhar para criança de forma integral compreendendo que o aprender não se restringe aos conteúdos, mas também envolve a leitura que a criança faz do mundo e da cultura que os adultos criam destinados a elas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-09-01T15:04:10Z No. of bitstreams: 1 TCC_DAIANE_DUARTE.pdf: 759664 bytes, checksum: cbd41c86eb7a800b2db00809b0846d00 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-01T15:04:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_DAIANE_DUARTE.pdf: 759664 bytes, checksum: cbd41c86eb7a800b2db00809b0846d00 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Literatura INfantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
dc.title | A Bela e a Fera, Spider Man, Os Três Porquinhos e a Mulher Maravilha: as histórias que as crianças contam e o papel da escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_DAIANE_DUARTE.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 741,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.