Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3383
Título: “Não existe só um tipo de inteligência, uma pessoa pode ser inteligente em várias coisas”: Inteligências múltiplas e o brincar segundo crianças e professores do ensino fundamental I de uma escola de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Ferreira, Josieli Oliveira
Palavras-chave: Brincar
Inteligências Múltiplas
Aprendizagem
Data do documento: 2021
Citação: FERREIRA, Josieli Oliveira. “Não existe só um tipo de inteligência, uma pessoa pode ser inteligente em várias coisas”: Inteligências múltiplas e o brincar segundo crianças e professores do ensino fundamental I de uma escola de Ji-Paraná/RO. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar se as Inteligências Múltiplas e o brincar fazem parte da prática pedagógica de uma escola do Ensino Fundamental I localizada no município de Ji-Paraná/RO. Buscou-se também conhecer o que os professores sabem sobre as Inteligências Múltiplas e o brincar, observar as brincadeiras desenvolvidas pelos professores e pelas crianças e, mapear o significado que as crianças atribuem ao termo brincar e ao termo inteligência. A fundamentação teórica é pautada em Armstrong (2001), Antunes (2002, 2005),Bomtempo (2011), Campbell; Campbell e Dickinson (2000), Figueiredo (2009), Kishimoto(2011), Gardner (2002), Garvey (2015), Prestes e Tunes (2012), Scottini (2009) e Vigotski (2008). A metodologia utilizada para realizar essa pesquisa foi o estudo de caso. Os sujeitos que colaboraram para a realização dessa pesquisa foram três professores e trinta e duas crianças. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foi a observação e a entrevista estruturada. A análise das informações geradas foi realizada segundo a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Por meio do estudo realizado foi possível identificar, quatro núcleos de significação referentes a atividade realizada com as crianças. Núcleo 1. O encontro com o outro; Núcleo 2. Onde a criança brinca; Núcleo 3. As diferenças entre o brincar dirigido e o brincar livre; Núcleo 4. O brincar e o significado da criança inteligente, e três núcleos de significação referentes a entrevista com os professores. Núcleo 1. A imagem de aluno que se sobrepõe a criança; Núcleo 2. Brincar associado ao aprender; Núcleo 3. Inteligência associada a habilidade escolar e comportamento. O estudo demonstra que as crianças entendem que a inteligência pode ser manifestada de diferentes formas e que o brincar no espaço escolar ocorre de forma coletiva. O brincar no ambiente escolar tem característica de encontro com o outro e, portanto, tem papel fundamental para o processo de socialização das crianças. Por meio do estudo também foi possível identificar que os professores não possuem um conhecimento aprofundado em relação ao brincar e a teoria das Inteligências Múltiplas, evidenciando a necessidade de formação continuada para discutir essa temática.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Professora Dra. Naiara dos Santos Nienow.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3383
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JOSIELI_OLIVEIRA_FERREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.