Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3385
Título: Desafios e barreiras no processo educacional que influenciam na extinção dos cursos de instituições de ensino técnico
Autor(es): Araújo, Alan Jhone Carvalho de
Palavras-chave: Cursos técnicos
Extinção de cursos
Suspensão de cursos
Data do documento: 2020
Citação: ARAÚJO, Alan Jhone Carvalho de. Desafios e barreiras no processo educacional que influenciam na extinção dos cursos de instituições de ensino técnico. 2020. 141f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar os desafios e barreiras do processo educacional que influenciam na extinção de cursos técnicos nas Instituições Públicas de Ensino. Para isso, foi estudada uma organização do tipo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) que oferta cursos técnicos. Foram analisados os fatores desafiantes do processo educacional que foram levantados por meio de uma revisão integrativa da literatura, que resultou em 21 artigos utilizados como base para a construção do roteiro de entrevistas, no qual foram considerados os fatores que levaram cursos técnicos a serem suspensos ou extintos de forma permanente. O estudo partiu, então, das três dimensões encontradas que compõe o processo educacional, sendo os alunos, professores e instituição. O método da presente pesquisa se classifica como qualitativo de caráter descritivo, e seguiu uma lógica dedutiva. Como estratégia de estudo, realizou-se uma pesquisa de campo em uma organização localizada no Estado de Rondônia, pertencente à Amazônia Ocidental. As coletas de dados ocorreram por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Para realizar a análise dos dados foi feita uma análise de conteúdo a partir das transcrições das entrevistas e análise dos documentos institucionais. Com relação aos desafios e barreiras do processo educacional que influenciam na extinção de cursos técnicos nas instituições públicas de ensino, foram identificadas 25 categorias que refletem problemas em diversos aspectos relacionados às dimensões analisadas. As categorias encontradas estão distribuídas: quanto à escolha do curso pelo aluno; quanto à permanência no curso; quanto à saída do aluno do curso; quanto a oferta de cursos por parte da instituição; quando ao currículo/PPC do curso; quanto à infraestrutura; quanto à gestão; quanto à formação docente; e quanto à carreira docente. Foi percebida uma falta de acompanhamento contínuo do curso, de forma que os desafios e barreiras elucidados nesta pesquisa fossem identificados a tempo de serem resolvidos. A falta de uma avaliação nos cursos técnicos, semelhante às avaliações periódicas dos cursos superiores, flexibiliza a resolução dos problemas encontrados, uma vez que esses cursos não são acompanhados por órgãos de fiscalização externos à instituição como forma de regular a operacionalização e o funcionamento do curso. Como contribuição desta pesquisa para o meio acadêmico, foi apresentada uma forma de analisar um curso técnico que está caminhando para o processo de suspensão ou extinção, para que medidas possam ser tomadas a tempo de revitalizar o curso e manter a estrutura organizacional.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Dra. Carolina Yukari Veludo Watanabe.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3385
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao Final (Incluida a ATA e ficha) - Alan Jhone Carvalho de Araújo.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.