Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Littig, Francielli Virgens Souza | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T19:14:47Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T19:14:47Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LITTIG, F. F. S. Uma análise crítica da formação continuada para professores em uma instituição de educação infantil no município de Ariquemes-RO. 2014, 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/338 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a). Esp. Marcia Ângela Patrícia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho está fundamentado nos preceitos da pesquisa dialética e teve como objetivo responder a seguinte questão: De que forma os professores da educação infantil em uma Instituição do município de Ariquemes-RO, interpretam o programa de formação continuada ―Formar em Rede"? Para responder essa problemática, construiu-se um referencial teórico onde foi descrito o contexto histórico da formação do pedagogo, demonstrando as transformações ocorridas ao longo dos anos, o que possibilitou compreender a organização dos cursos de formação inicial e posteriormente à formação continuada do pedagogo, que é o objeto de pesquisa da presente monografia. E ainda apresentaram-se as políticas públicas criadas com o intento de amparar a demanda pertinente à formação de professores no Brasil. Contraditório, encontra-se a mercantilização dessa formação, que visa lucro as instituições privadas, onde o Estado, além de retirar-se de cena, contribui para que a educação vire um mercado financeiro. Para coleta de dados foram utilizados dois questionários, um contendo 20 questões direcionadas para as professoras e o outro com 19 para a formadora da Educação Infantil, responsável em repassar a metodologia do programa ―Formar em Rede‖ do Instituto Avisa Lá, no município de Ariquemes. Ambos com questões fechadas e abertas. Contou-se também, com observação e análise dos questionários aplicados. Com o trabalho de pesquisa bibliográfica e de campo, conclui-se que o programa de formação continuada ―Formar em Rede‖ não é de todo suficiente para possibilitar o conhecimento necessário para uma prática pedagógica que dê conta de resolver as irregularidades e conflitos existentes no âmbito educacional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-03T23:58:01Z No. of bitstreams: 1 Littig, Francielli Virgens.pdf: 1064159 bytes, checksum: 2cb423c576d949ad5a77833df09a31a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-16T18:55:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Littig, Francielli Virgens.pdf: 1064159 bytes, checksum: 2cb423c576d949ad5a77833df09a31a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-10-16T19:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Littig, Francielli Virgens.pdf: 1064159 bytes, checksum: 2cb423c576d949ad5a77833df09a31a8 (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.subject | Programa Formar em Rede - Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores – Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Ensino infantil – Capacitação de docentes | pt_BR |
dc.title | Uma análise crítica da formação continuada para professores em uma instituição de educação infantil no município de Ariquemes-RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Littig, Francielli Virgens.pdf | Leitura de dados | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.