Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3411
Título: Análise legal e institucional da implementação da política estadual de recursos hídricos do estado de Rondônia
Autor(es): Rocha, Tathyana Rodrigues Leal
Palavras-chave: Sistema Estadual de Recursos Hídricos
Modelo de Gestão
Gerenciamento de recursos hídricos
Data do documento: 2021
Citação: ROCHA, Tathyana Rodrigues Leal. Análise legal e institucional da implementação da política estadual de recursos hídricos do estado de Rondônia. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A Política Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Rondônia tem apresentado avanços na sua implementação com a dinamização promovida por meio de convênios com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Neste sentido, o presente estudo visou analisar a aplicação da Política Estadual com enfoque na análise legal e Institucional em contribuição ao fortalecimento da gestão descentralizada, integrada e participativa. A pesquisa adotada foi de natureza descritiva e metodologia de pesquisa aplicada, sendo a abordagem de forma qualitativa, com seleção do método de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos demonstraram que houve avanços normativos, especialmente com relação ao instrumento de outorga e à descentralização da gestão por meio de atos instituidores de comitês de bacia hidrográfica. Com relação à caracterização do modelo de gestão implantado, a descentralização e a participação social vêm favorecendo a atuação de atores estatais e não estatais no processo de tomada da decisão. Todavia, apresenta desafios estruturais que afetam a efetividade do modelo de gestão com relação ao órgão gestor de recursos hídricos, ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos e aos comitês de bacia hidrográfica. E no que se refere à revisão e regulamentação das normas, foi verificada a necessidade de atualização da Lei Complementar nº 255/2002 e do Decreto Estadual nº 10.114/2002 visando à compatibilidade com a Política Nacional e a regulamentação de normas em âmbito estadual. Portanto, depreende-se deste estudo que para o fortalecimento do gerenciamento dos recursos hídricos ainda são imprescindíveis esforços para a revisão e regulamentação das normas e reforço na estruturação das instituições que integram o modelo de gestão. E desta forma, garantir a segurança hídrica necessária para a manutenção dos processos ecológicos e para o usufruto da sociedade, alinhado aos Objetivos 6 e 13 da Organização das Nações Unidas.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Área de concentração: Regulação e Governança de Recursos Hídricos. Linha de pesquisa: Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. Sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Marta Silvana Volpato Sccoti e co-orientação do Prof.º Dr.º Anderson Volpato Sccoti.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3411
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao__Tathyana_Rocha_vfinal_.pdfDissertação2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto__Tathyana_Rocha.pdfProduto9,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.