Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3413
Título: Técnicas de bioengenharia aplicadas a recuperação de área degradada: um estudo do distrito de Nova Londrina, Ji-Paraná/RO
Autor(es): Moraes, Graciele
Data do documento: 2021
Citação: MORAES, Graciele. Técnicas de bioengenharia aplicadas a recuperação de área degradada: um estudo do distrito de Nova Londrina, Ji-Paraná/RO. 2021. 50 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: As áreas de preservação permanente demandam prioridade para ações de revegetação, pois desempenham um papel estratégico na conservação da biodiversidade, proteção dos cursos d’água contra o assoreamento e na preservação da qualidade da água. A presente pesquisa tem como objetivo principal a recuperação de uma área anteriormente degradada, por utilização do pastoreio animal, e consequentemente a supressão da vegetação, na Zona Rural do distrito de Nova Londrina-RO. Após, o diagnóstico ambiental de uma área da nascente, foram eliminados os fatores de degradação e realizadas ações intervencionistas. Utilizou-se técnica de bioengenharia e a recuperação da vegetação da nascente, por meio do plantio de mudas, realizado em duas etapas, e a inserção de biomantas geossintéticos para o recobrimento imediato do solo da área de preservação permanenteda nascente, que se encontracom escassez nutricional. As espécies nativas: Mauritia flexuosa (Buriti), Bauhinia forficata(Pata-de-vaca), Handroanthus albus (Ipê amarelo), Paubrasilia echinata (Pau-brasil) e Schizolobium amazonicum (Bandarra) apresentam melhor crescimento e desenvolvimento em altura e diâmetro. O uso das biomantas geossintéticas propiciaram a recuperação das condições do solo para que fosse realizado o plantio, porém para o projeto, entendeu-se que sua utilização não foi viável. Alerta-se sobre a importância de o poder público municipal investir tanto na conscientização, como na conservação das nascentes. Espera-se que este trabalho possa ser um “despertar” para outras ações diretas em projetos de recuperação de áreas degradadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Sob a orientação do Prof. Dr. João Gilberto de Souza Ribeiro
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3413
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GRACIELE_MORAES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.