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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3420
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rabaioli, Eloysa Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-26T19:44:14Z | - |
dc.date.available | 2021-10-26T19:44:14Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | RABAIOLI, Eloysa Fonseca. Efeitos da ginástica laboral na flexibilidade de docentes em uma escola de ensino médio. 2019. 35f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3420 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Dr. José Roberto de Maio Godoi Filho. | pt_BR |
dc.description.abstract | A flexibilidade é uma das capacidades físicas (CF) mais importantes, sendo diretamente ligada a aptidão física. Desta forma, pensando em qualidade de vida (QV), todos os exercícios físicos que estimulam a amplitude máxima do movimento, auxiliam na melhoria dessa capacidade física. O presente estudo teve como objetivo geral, investigar o efeito da ginástica laboral (GL) na melhoria flexibilidade. Esse trabalho caracteriza-se como pesquisa longitudinal de abordagem quantitativa equalitativa. Participaram da pré-coleta 11 indivíduos do sexo feminino, com média deidade de 50 ± 8,41 anos, nomeados como grupo ginástica laboral (GGL). Os participantes do grupo GGL foram submetidos a 8 sessões de GL, sendo a 1ª e 8ª a coleta do pré e pós teste de flexibilidade, através do teste de sentar e alcançar no Banco de Wells usando o protocolo de classificação de CSTF (1986). As 6 sessões restantes, foram aplicadas três vezes por semana, com duração de 15 minutos, com ênfase em exercícios de alongamento que estimulassem o ganho máximo de amplitude articular. Os resultados obtidos mostraram que houve melhoria nos níveis de flexibilidade dos indivíduos. Entretanto, pela classificação de CSTF (1986), em 9 indivíduos esses avanços não apontaram melhorias. Conclui-se que através das aulas de GL os níveis de flexibilidade podem ser mantidos ou melhorados, de acordo com a forma e a quantidade de aplicação das sessões. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-10-26T19:43:01Z No. of bitstreams: 1 TCC___ELOYSA_RABAIOLI.pdf: 839569 bytes, checksum: ba568e920d3292be8fe6b660df1f99e4 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-26T19:44:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC___ELOYSA_RABAIOLI.pdf: 839569 bytes, checksum: ba568e920d3292be8fe6b660df1f99e4 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Flexibilidade | pt_BR |
dc.subject | Ginástica laboral | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.title | Efeitos da ginástica laboral na flexibilidade de docentes em uma escola de ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC___ELOYSA_RABAIOLI.pdf | 819,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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