Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3455
Título: Formação e atuação bipartida em educação física: percepções de profissionais atuantes em academias e no ensino superior de Porto Velho-RO
Autor(es): Graças, Laicy Rodrigues das
Palavras-chave: Docente
Profissional de educação física
Licenciatura em educação física
Data do documento: 2020
Citação: GRAÇAS, Laicy Rodrigues das. Formação e atuação bipartida em educação física: percepções de profissionais atuantes em academias e no ensino superior de Porto Velho-RO 2020. 46f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Resumo: A EF é uma profissão regulamentada, e até 2005 a maioria dos cursos de formação em EF habilitava a atuar tanto no campo escolar quanto no não escolar. Após a criação de resoluções, a formação está bipartida em bacharelado e licenciatura. Esta distinção inferida nas resoluções gerou certa confusão entre os profissionais de EF, as Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras e na sociedade. Algumas IES defendem que o profissional licenciado pode ter habilidade e competência para atuar fora do campo escolar, quando sua formação o prepara para tal. Já o conselho de EF defende que somente o bacharel em EF deve atuar nos ambientes não escolares. Esta pesquisa veio com objetivo investigar as opiniões e percepções dos Docentes de IES e profissionais de Educação Física da cidade de Porto Velho, sobre a formação e atuação profissional dividida em Bacharelado e Licenciatura. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, qualitativa. Em relação aos procedimentos de coleta de dados classifica-se tanto como estudo de campo quanto documental. Faz parte da pesquisa Formação e atuação profissional na área de Educação Física, aprovada no CEP/UNIR (parecer nº 2.307.443). Para coleta de dados, foram utilizados questionários com questões abertas e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 13 docentes de 2 duas IES e 11 profissionais de EF da cidade porto velho atuantes em duas academias de musculação, escolhidos por conveniência. A técnica de similaridade foi usada para análise de conteúdo dos dados coletados. Os resultados encontrados apontam que na opinião da maioria dos entrevistados é possível inferir uma insatisfação com o processo bipartido de formação em EF, que apesar de ter as suas vantagens, torna o profissional formado mais limitado. Esta pesquisa contribui para preencher lacunas referentes ao conhecimento e às percepções de docentes e dos profissionais de EF que atuam em academias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Drª. Tatiane G. Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3455
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Laicy.pdf564,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.