Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Maria Inês-
dc.date.accessioned2021-11-30T17:48:50Z-
dc.date.available2021-11-30T17:48:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOELHO, Maria Inês. Impactos linguísticos e culturais no acolhimento de alunos migrantes. 2021. 88f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3466-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. Dra. Odete Burgeile.pt_BR
dc.description.abstractO aumento da migração para o estado de Rondônia tem despertado o interesse de vários pesquisadores da região sobre essa temática. Com isso, esta pesquisa busca analisar os impactos linguísticos e culturais desencadeados no processo de acolhimento de alunos migrantes e refugiados nas escolas da rede pública municipal e estadual, em Porto Velho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, utilizando como fonte principal para coleta de dados os questionários e entrevistas realizadas com gestores escolares e docentes de escolas públicas. Para tanto, a pesquisa buscou dialogar com estudiosos do assunto, partindo da diáspora (HALL, 2003), a diversidade cultural (FLEURI, 2003; MOREIRA, 2004), interculturalidade e educação (CANDAU, 2008; SACAVINO, 2012), interculturalismo crítico (WALSH, 2009), entre outros. Além desses temas, destacamos também as legislações pertinentes e os documentos escolares disponibilizados pelas secretarias de educação, para saber como vem ocorrendo o alcance desses alunos migrantes e refugiados nas aulas remotas, e se há um planejamento diferenciado nas aulas ofertadas. Esta pesquisa pretende contribuir para reflexão acerca da importância de se estabelecer projetos e ações de recebimento e integralização do aluno migrante no ambiente escolar, visando despertar para a necessidade de se elaborar proposta curricular que oriente na construção de planos de curso, com uma abordagem curricular multicultural crítica, com vista à valorização linguística e cultural dos migrantes e refugiados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-11-30T17:48:06Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1345094 bytes, checksum: f702a5b5504988d4e0d7db10289c6774 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-11-30T17:48:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1345094 bytes, checksum: f702a5b5504988d4e0d7db10289c6774 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-11-30T17:48:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1345094 bytes, checksum: f702a5b5504988d4e0d7db10289c6774 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-30T17:48:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1345094 bytes, checksum: f702a5b5504988d4e0d7db10289c6774 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMigrantept_BR
dc.subjectDiversidade linguísticapt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.titleImpactos linguísticos e culturais no acolhimento de alunos migrantespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.