Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3514
Título: Gestão de campus de uma instituição pública de ensino técnico e tecnológico na perspectiva do modelo de excelência da gestão pública
Autor(es): Abreu, Gislane Martins Silva de
Palavras-chave: Administração pública
Excelência da gestão
GESPÚBLICA
Data do documento: 2016
Citação: ABREU, Gislane Martins Silva de. Gestão de campus de uma instituição pública de ensino técnico e tecnológico na perspectiva do modelo de excelência da gestão pública. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O presente trabalho relata o estudo sobre a gestão do Campus Porto Velho Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) com base no Modelo de Excelência da Gestão Pública (MEGP). O objetivo central do trabalho foi identificar o estágio maturidade da gestão da instituição e propor ações de melhoria.. Para tanto, foi realizado o diagnóstico da situação-problema com o detalhamento dos principais conceitos de qualidade na gestão da educação, bem como as características da metodologia de excelência na gestão pública. Posteriormente foi utilizado os Instrumentais de Avaliação da Gestão Pública (IAGP), identificando o Índice de Maturidade da Gestão (IMG). Foi adotada abordagem qualitativa com característica de pesquisa descritiva, conduzida por meio de um estudo de caso. A técnica da observação participante foi utilizada em atenção à necessidade de entender a rotina de uma instituição federal de ensino por meio da observação direta de seu cotidiano, bem como superar as limitações na obtenção das informações disponíveis para a pesquisa. Para coleta de dados, foram realizadas visitas semanais ao Campus Porto Velhos Zona Norte para preenchimento de um questionário a partir de entrevistas com gestores. Foi realizada a verificação das práticas gerenciais analisando sua relação com critérios definidos no referido modelo adotado e detalhado o perfil da instituição e indicando as principais lacunas encontradas. Dados também foram colhidos em documentos da Instituição. Os resultados apontaram que Campus Porto Velho Zona Norte encontra-se em um estágio preliminar de maturidade do seu sistema de gestão. A partir do diagnóstico e análise das principais fragilidades da gestão foi possível propor plano de melhoria da gestão a partir da construção da matriz Gravidade, Urgência e Tendência (GUT), bem como rol de indicadores da qualidade para a gestão dos processos institucionais. Assim, a contribuição do estudo foi desenvolver parâmetros para a implantação de um sistema de qualidade fundamentado no MEGP para gerir as oportunidades de melhoria na instituição. Como conclusões, constata-se que a utilização dos fundamentos da GESPÚBLICA no Campus Porto Velho Zona do IFRO ainda é tímida na orientação para resultados. A adoção das recomendações de melhores práticas por meio do plano de melhoria e de novos indicadores da gestão visando o aprofundamento do programa de melhoria contínua poderá elevar o seu grau de maturidade de forma progressiva na busca da certificação formal de excelência na gestão pública.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Osmar Siena.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3514
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.