Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3528
Título: Ensino da hidrostática por meio de experimentos e histórias em quadrinhos
Autor(es): Silva, Jacinta dos Santos
Palavras-chave: Hidrostática
História em Quadrinhos
Prática Experimental
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Jacinta dos Santos. Ensino da hidrostática por meio de experimentos e histórias em quadrinhos. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2020.
Resumo: Tanto a teoria como a prática no ensino de Física não devem ser considerados divergentes, pois dinamicamente eles se completam. A Física é um instrumento de compreensão do mundo, mesmo presente em nosso cotidiano, no ensino ela é administrada de forma matematicalizada levando alguns estudantes a adquirir certa rejeição por ela, pois a parte da matemática é ensinada mesmo antes dos estudantes aprenderem seus conceitos. Para se evitar essas rejeições, deve-se começar por uma temática que possua uma linguagem comum ao docente e ao discente, que esteja no meio vivencial de ambos. O presente trabalho objetivou aplicar um produto educacional composto por um manual ilustrado de Hidrostática para o ensino e aprendizagem em Física, contendo uma História em Quadrinhos como recurso teórico complementar correlacionado com um roteiro experimental, ambos relacionados ao conteúdo de hidrostática para analisar se eles gerariam uma maior facilidade de aprendizagem. Neste trabalho o método utilizado foi uma pesquisa experimental, com caráter qualitativo, sendo também classificada como pesquisa de campo longitudinal, fundamentada na pedagogia vygotskyana na qual utiliza as interações socias como meio de ensino. O trabalho evidenciou indícios de que através da mediação utilizando a HQ e o roteiro experimental, assim como a interação entre todos, houve estímulos para a aprendizagem e consequentemente um aprendizado mais significativo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação do Prof. Dr. João Batista Diniz.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3528
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_JACINTA_DOS_SANTOS_SILVA.pdfDissertação10,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.