Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3568
Título: Avaliação da atividade leishmanicida in vitro de extrato Etanólico e fração clorofórmica obtidos do bulbos de Euletherine bulbosa (Mill.) Urb.
Autor(es): Nunes, Betânia Gonçalves
Palavras-chave: Eleutherine bulbosa
Citotoxicidade
Produtos naturais
Data do documento: 2021
Citação: NUNES, Betânia Gonçalves. Avaliação da atividade leishmanicida in vitro de extrato Etanólico e fração clorofórmica obtidos do bulbos de Euletherine bulbosa (Mill.) Urb. 2021. 54f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: Os produtos naturais provenientes de plantas são importantes e promissoras fontes de compostos químicos, para que venham ser transformados em medicamentos. Eleutherine bulbosa é um membro da família Iridaceae, presente na América do Sul. Os bulbos da E. bulbosa são utilizados popularmente em distúrbios menstruais e intestinais, como agente abortivo e contraceptivo (adicionar a maneira que é utilizado). A partir dessas informações, surgiu o interesse em estudar a composição química e atividade biológica da planta que apresenta grande potencial fitoterápico. Este trabalho teve como objetivo avaliação do potencial leishmanicida do extrato etanólico dos bulbos e frações Clorofórmio, Acetato de etila e acetona. Foi realizado o teste para classe de substâncias no extrato etanólico dos bulbos de E. bulbosa que revelou a presença de flavonoides, alcaloides, terpenos e quinonas. Foi avaliado o efeito do extrato etanólico e das frações em relação as formas promastigotas de Leishmania amazonensis e L. infantum, e citotoxicidade frente a células J774 e calculado o índice de seletividade. Para o extrato etanólico foi observado inibição de crescimento de formas promastigotas na maior concentração testada (200 µg.ml-1 ), 28% para L. amazonensis e 70% para L. infantum. Para a fração CHCl3, 99% de inibição para L. amazonensis e 100% para L. infantum na maior concentração testada (200 µg.ml-1 ). Em relação as frações EtOAc e acetona, não foram observadas a inibição na maior concentração testada. O extrato etanólico apresentou ação para a espécie L. infantum (IC50 de 51,6 µg.ml-1 ). Das três frações testadas, somente CHCl3 apresentou ação para as duas espécies, apresentando valores de IC50 de 50,1 µg.ml-1 para L. amazonensis e de 21,85 µg.ml-1 para L. infantum. Em relação ao índice de seletividade, o extrato etanólico apresentou o valor 0,36 para L infantum e a fração CHCl3, 0,62 e 1,44, para L. amazonensis e L. infantum respectivamente. Esses resultados demonstram que o extrato etanólico e a fração CHCl3 obtidos de bulbos da E. bulbosa apresentam efeito sobre leishmanicida sobre L. amazonensis e L. infantum in vitro, de maneira concentraçãodependente. Entretanto os efeitos citotóxicos desse extrato e frações foram detectados.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientadora: Prof. PhD Mariangela Soares de Azevedo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3568
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.