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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3594
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Moab Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T19:22:45Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T19:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Moab Marques da. Estado da arte de pesquisas brasileiras em educação matemática de jovens e adultos com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino (1985-2015). 2020. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3594 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Fundação Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo investigar como se configuram as pesquisas em Educação Matemática de Jovens e Adultos com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), defendidas em programas de pósgraduação stricto sensu no Brasil (1985-2015). No tocante aos aportes teóricos, destacamos sua sustentação em autores como Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti (2008) e Di Pierro (2005; 2017), que discutem em suas pesquisas sobre EJA; D’Ambrosio (1997), Miguel et al. (2003), Fiorentini e Lorenzato (2006) e Ponte (2008), que investigam a respeito da Educação Matemática; Jóia (1997), Fonseca (2005) e Ribeiro (2014), que tratam em seus estudos a respeito da Educação Matemática de Jovens Adultos; e Fonseca (2001), Bail (2002), Bassanezi (2002), D’Ambrosio (2005), Ribeiro (2007), Biembengut (2009) e Mello (2015), que pesquisam sobre alternativas didático-metodológicas para o ensino de Matemática e/ou para a EJA. Metodologicamente, esta pesquisa se caracterizou como sendo do tipo estado da arte, fundamentada em Romanowski e Ens (2006); de abordagem qualitativa, consoante Bogdan e Biklen (1994); e de caráter exploratório e bibliográfico, respaldada em Fiorentini e Lorenzato (2006). Sobre o material de análise, embora tenha sido realizado uma busca por teses e dissertações, não fora encontrado teses que compunham o objeto de investigação da presente pesquisa, e assim, tal material se constituiu somente de dissertações que discutem sobre a Educação Matemática de Jovens e Adultos, especialmente com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino. Como resultados da pesquisa, destaca-se que de um total de 260 estudos tratando sobre Educação Matemática de Jovens e Adultos no período analisado, 83 deles enfocaram alternativas didático-metodológicas de ensino da Matemática na EJA, sendo que desses: 54 centraram em alternativas didático-metodológicas da Educação Matemática que podem ser inseridas no contexto da EJA, a exemplo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Modelagem Matemática e Resolução de Problemas Matemáticos; e 29 deram ênfase em pressupostos às alternativas didático-metodológicas consoantes às peculiaridades do público da EJA, como o reconhecimento da bagagem sociocultural e a valorização dos conhecimentos prévios dos educandos jovens e adultos frente suas significativas experiências de vida. Outro elemento de destaque constatado nas pesquisas se remete à construção ou análise de materiais didáticos levando em conta o contexto de programas governamentais, a exemplo do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e adultos (PNLD-EJA), Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) e o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-03-29T19:21:33Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Moab_M_Silva_.pdf: 2824164 bytes, checksum: d7ac49f99f4b23b82c552bc0f486d923 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Didáticas e Metodologias de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Dissertações | pt_BR |
dc.title | Estado da arte de pesquisas brasileiras em educação matemática de jovens e adultos com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino (1985-2015) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_Moab_M_Silva_.pdf | Dissertação | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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