Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3608
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Karolina de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T15:44:43Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T15:44:43Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Karolina de Sousa. Educação durante o isolamento social: relato das famílias das crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola de Ouro Preto do Oeste/RO. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3608 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Naiara dos Santos Nienow. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar como os pais ou responsáveis viveram a experiência do ensino remoto no ano de 2021. Procurou-se também identificar quais as ferramentas e meios foram usados pelas famílias para auxiliar no processo de aprendizagem das crianças, verificar o nível de participação dos pais e/ou responsáveis nas atividades que foram propostas pelos professores, entender como estava a relação dos pais e/ou responsáveis com seus filhos nessa experiência de aprendizagem imposta pela pandemia e, por fim, identificar as barreiras tecnológicas, econômicas e sociais impostas as famílias e as crianças durante o ensino a distância. A fundamentação teórica é pautada em Ariès (1986), Carvalho (2004) Demenech (2013), Engels (2019), Filho (2020), IBGE (2010), Heywood (2004), Lima e Chapadeiro (2015), Polonia e Dessen (2005, 2007), Saraiva e Wagner (2013), Silveira e Wagner (2009), Winnicott (1982). A metodologia aplicada para a realização da pesquisa foi o estudo de caso. Os sujeitos que contribuíram para a efetivação da pesquisa foram sete mulheres, entre elas seis mães e uma avó. O instrumento metodológico utilizado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. O método empregado para a análise e interpretação das informações coletadas foi o Núcleo de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Por intermédio da análise dos dados coletados nas entrevistas, foram gerados quatro núcleos de significação. Núcleo 1 -Famílias com condições de acompanhamento da educação das crianças; Núcleo 2 -Famílias sem condições de acompanhamento da educação das crianças; Núcleo 3 -A educação como responsabilidade exclusiva das mulheres - mães, avós, primas, tias e cuidadoras. Por meio deste estudo foi possível identificar que as mães e responsáveis das crianças relataram dificuldades em lidar com o formato de educação remota pois o novo formato não considerou o horário que os filhos foram matriculados e a dinâmica de funcionado foi adotado sem ouvir os pais e que também tiveram que assumir outras responsabilidades durante o isolamento social. Outra questão destacada pelas mães e avó foi o fato das crianças estarem em processo de alfabetização e as famílias não sabiam como abordar esse ensino. O sentimento de que os filhos não estavam aprendendo e nem se desenvolvendo estava muito presente no cotidiano dessas mulheres. Relataram que a escola não ofereceu um suporte suficiente para melhorar o desempenho das crianças. As mulheres foram as únicas ou as principais responsáveis para oferecer auxílio as crianças nas atividades escolares e muitas relataram frustração pela falta de tempo para assumir essas obrigações. Também pode-se observar a falta de comunicação entre família e escola, impedindo a construção de um bom relacionamento entre esses dois grupos, que deveriam ter como foco a superação de problemas e conflitos educacionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T15:39:18Z No. of bitstreams: 1 TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 389019 bytes, checksum: 3441cc5431a5ccecfa4214a2cbc9616b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T15:43:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 389019 bytes, checksum: 3441cc5431a5ccecfa4214a2cbc9616b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T15:44:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 389019 bytes, checksum: 3441cc5431a5ccecfa4214a2cbc9616b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-12T15:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 389019 bytes, checksum: 3441cc5431a5ccecfa4214a2cbc9616b (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Família e Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Isolamento Social | pt_BR |
dc.title | Educação durante o isolamento social: relato das famílias das crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola de Ouro Preto do Oeste/RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 379,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.