Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Karolina de Sousa-
dc.date.accessioned2022-04-12T15:44:43Z-
dc.date.available2022-04-12T15:44:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karolina de Sousa. Educação durante o isolamento social: relato das famílias das crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola de Ouro Preto do Oeste/RO. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3608-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Naiara dos Santos Nienow.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar como os pais ou responsáveis viveram a experiência do ensino remoto no ano de 2021. Procurou-se também identificar quais as ferramentas e meios foram usados pelas famílias para auxiliar no processo de aprendizagem das crianças, verificar o nível de participação dos pais e/ou responsáveis nas atividades que foram propostas pelos professores, entender como estava a relação dos pais e/ou responsáveis com seus filhos nessa experiência de aprendizagem imposta pela pandemia e, por fim, identificar as barreiras tecnológicas, econômicas e sociais impostas as famílias e as crianças durante o ensino a distância. A fundamentação teórica é pautada em Ariès (1986), Carvalho (2004) Demenech (2013), Engels (2019), Filho (2020), IBGE (2010), Heywood (2004), Lima e Chapadeiro (2015), Polonia e Dessen (2005, 2007), Saraiva e Wagner (2013), Silveira e Wagner (2009), Winnicott (1982). A metodologia aplicada para a realização da pesquisa foi o estudo de caso. Os sujeitos que contribuíram para a efetivação da pesquisa foram sete mulheres, entre elas seis mães e uma avó. O instrumento metodológico utilizado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. O método empregado para a análise e interpretação das informações coletadas foi o Núcleo de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Por intermédio da análise dos dados coletados nas entrevistas, foram gerados quatro núcleos de significação. Núcleo 1 -Famílias com condições de acompanhamento da educação das crianças; Núcleo 2 -Famílias sem condições de acompanhamento da educação das crianças; Núcleo 3 -A educação como responsabilidade exclusiva das mulheres - mães, avós, primas, tias e cuidadoras. Por meio deste estudo foi possível identificar que as mães e responsáveis das crianças relataram dificuldades em lidar com o formato de educação remota pois o novo formato não considerou o horário que os filhos foram matriculados e a dinâmica de funcionado foi adotado sem ouvir os pais e que também tiveram que assumir outras responsabilidades durante o isolamento social. Outra questão destacada pelas mães e avó foi o fato das crianças estarem em processo de alfabetização e as famílias não sabiam como abordar esse ensino. O sentimento de que os filhos não estavam aprendendo e nem se desenvolvendo estava muito presente no cotidiano dessas mulheres. Relataram que a escola não ofereceu um suporte suficiente para melhorar o desempenho das crianças. As mulheres foram as únicas ou as principais responsáveis para oferecer auxílio as crianças nas atividades escolares e muitas relataram frustração pela falta de tempo para assumir essas obrigações. Também pode-se observar a falta de comunicação entre família e escola, impedindo a construção de um bom relacionamento entre esses dois grupos, que deveriam ter como foco a superação de problemas e conflitos educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T15:39:18Z No. of bitstreams: 1 TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 389019 bytes, checksum: 3441cc5431a5ccecfa4214a2cbc9616b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T15:43:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 389019 bytes, checksum: 3441cc5431a5ccecfa4214a2cbc9616b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-04-12T15:44:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 389019 bytes, checksum: 3441cc5431a5ccecfa4214a2cbc9616b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-12T15:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdf: 389019 bytes, checksum: 3441cc5431a5ccecfa4214a2cbc9616b (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFamília e Escolapt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectIsolamento Socialpt_BR
dc.titleEducação durante o isolamento social: relato das famílias das crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola de Ouro Preto do Oeste/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_KAROLINA_DE_SOUSA_OLIVEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso379,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.