Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3747
Título: Otimização da embriogênese somática em Coffea canephora
Autor(es): Silva, Camila Karen Candeira da
Palavras-chave: Coffea canephora
Embriogênese somática
Embriões cotiledonares
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Camila Karen Candeira da. Otimização da embriogênese somática em Coffea canephora. 2022. 50 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: A cultura de tecidos vegetais permite a propagação clonal de variedades de Coffea canephora em larga escala por meio da embriogênese somática. O objetivo deste estudo foi avaliar a indução de embriões somáticos a partir de folhas de C. canephora, variedades Robusta e Conilon. Foram avaliados o estádio fisiológico das folhas doadoras de explantes – dreno ou fonte; nervuras centrais ou secundárias; e a posição dos explantes – superfície abaxial ou adaxial em contato com o meio. Os explantes foram inoculados em meio de cultura com diferentes reguladores de crescimento – 2iP (isopentaniladenina), AIB (ácido indolbutírico) e BAP (6-benzilaminopurina), em combinações fatoriais, nas concentrações de 1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 5,0 mg L-1 . Aos 45 dias de cultivo foi avaliada a porcentagem de indução de calos e, aos 120 dias, o número médio de embriões cotiledonares por explante. Os fragmentos foliares mais responsivos aos testes foram retirados de folhas dreno, com explantes contendo nervuras secundárias, colocando a face adaxial em contato com o meio de cultura. Quanto à porcentagem de explantes com calos, as combinações de reguladores de crescimento mais eficientes foram: 5,0 mg L-1 de AIB + 1,0 mg L-1 de 2iP e 3,0 mg L-1 de AIB + 3,0 mg L-1 de BAP – para a variedade Robusta; e 5,0 mg L-1 de AIB + 1,0 mg L-1 de 2iP e 5,0 mg L-1 de AIB + 5,0 mg L-1 de BAP – para a variedade Conilon. Quanto ao número médio de embriões por explante, as combinações de reguladores de crescimento mais eficientes foram: 5,0 mg L-1 de AIB + 1,0 mg L-1 de 2iP e 2,0 mg L-1 de AIB + 3,0 mg L-1 de BAP – para a cultivar Robusta; e 4,0 mg L-1 de AIB + 1,0 mg L-1 de 2iP e 5,0 mg L-1 de AIB + 5,0 mg L-1 de BAP – para a variedade Conilon.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Dr. Maurício Reginaldo Alves dos Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3747
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.