Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3753
Título: Análise física e quebra de dormência de sementes de Ormosia arbórea (Vell.) Harms.
Autor(es): Santos, Jessica Muniq Maximo dos
Palavras-chave: Germinação
Peso de semente
Umidade
Pureza
Data do documento: 2019
Citação: Santos, J. M. M. Análise física e quebra de dormência de sementes de Ormosia arbórea (Vell.) Harms. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Engenheira Florestal, sob a orientação da Profª. Drª. Marta Silvana Volpato Sccoti.
Resumo: Olho-de-cabra (Ormosia arborea (Vell.) Harms) é uma espécie arbórea pertencente à família Fabaceae e frequentemente utilizada em projetos de arborização e recuperação de áreas degradadas. As sementes dessa espécie possuem dormência causada pela impermeabilidade do tegumento à água, causando uma das maiores dificuldades para a produção de mudas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade física e métodos de superação de dormência em sementes de Ormosia arborea. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Microscopia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Inicialmente procedeu-se os testes físicos pureza, teor de umidade e peso de mil sementes. Outra amostra de sementes foi utilizada para aplicação dos tratamentos de quebra de dormência, que consistiu de um delineamento experimental inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições de 25 sementes, totalizando 100 sementes por tratamento. As sementes foram acondicionadas entre areia (substrato), em câmara de germinação, com temperatura de 25±3ºC. Os tratamentos utilizados foram: escarificação mecânica com lixa; imersão em ácido sulfúrico (H2SO4) por um período de 4 minutos; imersão em água por 12 horas à temperatura inicial de 100°C; imersão em água à temperatura ambiente durante 24 horas; fervidas em água por 3 minutos ficando em imersão por 12 horas; sendo esses tratamentos comparados ao controle (sementes que não receberam nenhum tipo de tratamento). O experimento foi acompanhado durante 56 dias, com os dados foram calculados a porcentagem de germinação (%) e o índice de velocidade de germinação (IVG). As sementes de Ormosia arborea apresentaram 99,8% de pureza, 6,8% de teor de umidade e 691,655g o peso de mil sementes. A escarificação mecânica foi o método que proporcionou maior porcentagem de germinação (72%) e IVG (0.6250) quando comparada aos demais tratamentos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Engenheira Florestal, sob a orientação da Profª. Drª. Marta Silvana Volpato Sccoti.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3753
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise física e quebra de dormência de sementes de.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.