Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3763
Título: Aspectos ambientais e análise temporal da construção de pisciculturas na bacia do rio Jaru - Rondônia
Autor(es): Bezerra, Graciely Oliveira
Palavras-chave: Produção de peixe
Qualidade da Água
Segurança hídrica
Data do documento: 2022
Citação: BEZERRA, Graciely Oliveira. Aspectos ambientais e análise temporal da construção de pisciculturas na bacia do rio Jaru - Rondônia. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O Estado de Rondônia tem se destacado no cenário nacional, no que tange a elevada produção piscícola. Tal atividade demanda grande volume de insumos para o desenvolvimento produtivo de peixes, desta forma os efluentes lançados em corpos hídricos sem prévio tratamento, podem ocasionar impactos ambientais na qualidade de água, aumento de fósforo, nitrogênio e matéria orgânica, fatores que contribui para eutrofização. Outro impacto significativo são as mudanças dos aspectos ambientais devido às construções de barramentos. O objetivo do presente estudo é analisar os aspectos ambientais, a evolução temporal das pisciculturas correspondendo às décadas de 2000 a 2020 e análise da qualidade de água de duas pisciculturas, na bacia do rio Jaru, Rondônia, Brasil . Deste modo foi realizado estudo de caráter exploratório, com abordagem avaliativa, que teve como base o levantamento de dados obtidos por sistema de processamento de dados Software livre QGIS 2.18.13, aplicação de questionários, identificação de áreas de barramentos caracterizando o porte das pisciculturas conforme resolução CONAMA nº 413 de 26 de junho de 2009, onde pequeno porte são áreas até (05 hectares), médio porte entre (05 a 50 hectares) e grande porte (< 50 hectares), e análise da qualidade da água de duas pisciculturas sendo coletadas amostras a montante - P1, Viveiro - P2 e Jusante - P3. A identificação do porte das pisciculturas possibilitou identificar que 92,6% dos piscicultores são de pequeno porte e 7,4% são produtores de porte médio. Com a análise da evolução temporal das áreas de proteção permanente (APP) dos rios foram identificados impactos ambientais relacionado s a perca da vegetação de 2000 a 2020, sendo que no ano de 2000 a área vegetada correspondia a 67,3 km² e em 2020 a área passou a ser 63,3 km², o que representa uma perca de 5,7%. A bacia do rio Jaru apresentou no ano de 2020 o total de 56,6 hectares de construções de barramentos de água, que possívelmente são utlizadas como pisciculturas em APP. Tanbém foi possível descrever e comparar a qualidade ambiental da água utilizada nas duas pisciculturas estudadas . O parâmetro demanda bioquímica de oxigênio (DBO) da piscicultura de pequeno porte (PP) está em desacordo com as resoluções CONAMA nº 357 de 17 março de 2005 e a resolução CONAMA nº 430 de 13 de maio de 2011, pois não teve remoção de 60% a jusante da piscicultura e obteve aumento apresentando valores de DBO (P1-5,79; P2-6,72; P3-7,36 mg/L), esse parâmetro foi analisado como impacto ambiental na qualidade de água pois está em desacordo com os padrões de qualidade para lançamento dos efluentes. Está pesquisa contribui com os objetivos 06 e 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fortalecendo o desenvolvimento de políticas públicas, pesquisas e procedimentos gerenciais adequados, redução da poluição, eliminação de despejo e minimização do uso de produtos químicos além da sensibilização dos piscicultores para a produção de alimentos saudáveis.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Sob orientação do Prof. Dr. Igor David da Costa e Coorientação da Proª Drª. Ana Lúcia Denardinda Rosa
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3763
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Graciely_Oliveira_Bezerra_.pdfDissertação4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto__Relatorio_tecnico.pdfProduto1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.