Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3775
Título: A contribuição das mulheres na construção do assentamento Margarida Alves, município de Nova União-RO
Autor(es): Lopes, Dayana Walçak
Palavras-chave: Assentamento Margarida Alves
Processo político e social
Mulheres
Data do documento: Dez-2020
Citação: LOPES, D. W. A contribuição das mulheres na construção do assentamento Margarida Alves, município de Nova União-RO. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
Resumo: O presente trabalho, intitulado “A Contribuição das mulheres na construção do Assentamento Margarida Alves, Município de Nova União-RO”, aborda a ampliação do conhecimento sobre o cotidiano das mulheres e sua influência no referido assentamento no estado de Rondônia. A pesquisa objetivou analisar o papel das mulheres no contexto social e político, bem como na construção dos processos históricos do assentamento. A metodologia orientadora para o desenvolvimento do trabalho é a pesquisa participante com técnicas de observação e entrevistas semi-estruturadas, que dispõe de perguntas abertas e fechadas. O universo amostral das entrevistas é composto por quatro (4) camponesas, sendo especificadas na narrativa do texto pelas letras A, B, C e D. Os critérios utilizados para a inclusão das entrevistadas foram as que participam desde o início da construção do assentamento. Com base na análise dos elementos presentes nas narrativas, foi possível compreender que o protagonismo dessas mulheres nos espaços de luta apresenta riqueza na dinâmica adquirida com o tempo, evidencia a solidariedade que as mulheres exercem de maneira clara e objetiva em busca da sobrevivência.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3775
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contribuição das mulheres na construção do assentamento Margarida Alves, município de Nova União-RO.pdf217,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.