Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3778
Título: Desafios e perspectivas da educação do campo na escola Pedro Aleixo, Alta Floresta D’Oeste – RO
Autor(es): Valadares, Carlos Dias
Palavras-chave: Educação do Campo
Políticas públicas
Escola e comunidade
EMEIEF Pedro Aleixo
Data do documento: Mai-2021
Citação: VALADARES, C. D. Desafios e perspectivas da educação do campo na escola Pedro Aleixo, Alta Floresta D’Oeste – RO. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
Resumo: O presente artigo apresenta o resultado da pesquisa denominada “Desafios e perspectivas da Educação do Campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Pedro Aleixo”, localizada na linha 148/65 km 30, município de Alta Floresta D’Oeste, Estado de Rondônia. Partimos do pressuposto de que a Educação do Campo está sendo implantada no país há anos, mas que não abrange as necessidades reais dos educandos camponeses. Para tanto, são problematizados os desafios e as perspectivas desta comunidade escolar com relação à educação do campo, sobre o que o poder público tem feito para contribuir no processo de vivência desta educação e como isso tem influenciado a vida das comunidades atendidas por esta escola na perspectiva de que “a educação do campo é direito e não esmola”. A pesquisa é do tipo participante, tendo sido realizada durante setembro de 2019 e abril de 2021, contando com levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas com diferentes atores que compõe a comunidade escolar. Os resultados indicam que a comunidade escolar atendida está carente de investimento do poder público, porém empenhada em lutar por uma Educação do Campo de qualidade para todos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3778
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios e perspectivas da educação do campo na escola Pedro Aleixo, Alta Floresta D’Oeste – RO.pdf274,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.